Alerta Sanitário: Confirmado Primeiro Foco de Gripe Aviária em Granja Comercial no Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta quinta-feira, a detecção do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais localizado no Rio Grande do Sul. A confirmação representa o primeiro foco da doença em um sistema de avicultura comercial no país, gerando preocupação no setor.

A detecção ocorreu no município de Montenegro, no estado gaúcho. Diante da confirmação, o Mapa informou que já iniciou as medidas de contenção e erradicação do foco, conforme previsto no plano nacional de contingência. O objetivo é debelar a doença, além de manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e a segurança alimentar da população brasileira.

“As medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população”, explicou o ministério em comunicado oficial.

É importante ressaltar que, segundo o Mapa, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é considerado baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais que têm contato intenso com aves infectadas.

O ministério informou que está realizando a comunicação oficial aos agentes das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, e aos parceiros comerciais do Brasil, demonstrando a seriedade com que o caso está sendo tratado.

Fonte: http://www.infomoney.com.br

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *