Xodó de Cozinha Exalta a Herança Afro-Brasileira com Inhame e Sabores Ancestrais

Xodó de Cozinha Exalta a Herança Afro-Brasileira com Inhame e Sabores Ancestrais

O programa *Xodó de Cozinha*, exibido na **TV Brasil**, dedicará seu próximo episódio à culinária afro-brasileira, recebendo a professora e pesquisadora Danielle Theodoro, do CulinAfro da UFRJ. A atração, que vai ao ar neste sábado (17), às 13h, mergulhará nos sabores e significados do inhame, um alimento essencial na cultura africana, sob o comando da *chef* Regina Tchelly.

A conversa entre Regina e Danielle explorará a profunda influência africana na gastronomia brasileira, destacando o inhame como um dos seus principais legados. A importância da tradição familiar e cultural na cozinha também será tema central, revelando como os saberes ancestrais moldam a identidade culinária do país.

Além do diálogo enriquecedor, Regina Tchelly demonstrará a versatilidade do inhame em diversas preparações. O público poderá aprender a fazer pastel de forno, maionese de inhame com ervas e biscoitos, comprovando que o ingrediente, além de saboroso, oferece inúmeros benefícios para a saúde, como melhorar a digestão e regular o açúcar no sangue.

“Os convidados são incríveis e fico feliz de estar reunida com tanta gente que está fazendo acontecer, mostrando que é possível comer bem, de forma saudável e acessível”, afirma Regina Tchelly. O *Xodó de Cozinha* prioriza a alimentação saudável, acessível e com o uso integral dos alimentos, valores que podem ser conferidos no canal do YouTube da TV Brasil e no aplicativo TV Brasil Play.

O programa, uma coprodução da TV Brasil com a Kromaki, sob direção de Pedro Asbeg, é gravado no Favela Orgânica, projeto idealizado por Regina Tchelly há 13 anos. A iniciativa promove a culinária saudável nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro, disseminando a segurança alimentar, a capacitação profissional e uma nova cultura de consumo e combate ao desperdício de alimentos.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *