Membros do CV zombam de cartaz de procurado em grupo do WhatsApp

Investigação revela deboche de integrantes da facção sobre cartaz de Gardenal

Membros do Comando Vermelho debocharam de cartaz de procurado em grupo do WhatsApp. Investigação revela mensagens trocadas entre integrantes da facção.
Em 02 de novembro de 2025, a Polícia Civil do Rio de Janeiro revelou que integrantes do Comando Vermelho (CV) debocharam de um cartaz de procurado em um grupo do WhatsApp. A investigação, que culminou na Operação Contenção em 28 de outubro, mobilizou cerca de 2,5 mil policiais para combater a expansão territorial da facção.
Mensagens reveladoras
As mensagens foram trocadas no grupo chamado “Plantão marcação pai Urso”, onde os membros discutem atividades relacionadas ao tráfico de drogas. Um dos integrantes, identificado como “jetta”, enviou um print de uma publicação do Portal dos Procurados, comentando: “Maluco e [sic] brabo”. A Polícia concluiu que a facção estava zombando de Carlos Costa Neves, conhecido como “Gardenal”, que é considerado um líder do tráfico na Penha.
Contexto da operação
A Operação Contenção, que se estende desde 2024, é uma resposta a um aumento da violência e do controle territorial do Comando Vermelho. Os dados obtidos pela Polícia Civil indicam que Gardenal é responsável por estratégias de enfrentamento às forças de segurança e coordena as atividades de expansão da facção. A operação resultou em um número alarmante de mortes, com 121 registros confirmados até 30 de outubro, tornando-a a mais letal do país.
Implicações e desdobramentos
A investigação ressalta a organização e a audácia dos membros do CV, evidenciada pelo deboche em relação ao cartaz de procurado. A continuidade das operações policiais e o controle das atividades da facção permanecem como prioridades para as autoridades no Rio de Janeiro.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com






