Limpeza em Rio Bonito do Iguaçu deve durar até três dias

Ari Dias / AEN

Ações de recuperação após tornado que devastou a cidade

Limpeza em Rio Bonito do Iguaçu deve durar até três dias
Trabalho de limpeza em Rio Bonito do Iguaçu. Fotografia: Ari Dias / AEN

A limpeza em Rio Bonito do Iguaçu deve durar até três dias após tornado devastador que atingiu a cidade.

A limpeza em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, deve ocorrer durante três dias, conforme informado pela Defesa Civil do estado. O município foi devastado por um tornado na última sexta-feira, 7 de novembro, que destruiu 90% da cidade, com ventos que chegaram a mais de 250 km/h. A estrutura da cidade ficou comprometida, e as ações de recuperação começaram imediatamente após a tragédia.

Mobilização das equipes de limpeza

Desde a madrugada de sábado, 8 de novembro, mais de trinta equipamentos estão em operação. A limpeza e remoção de entulhos contam com escavadeiras, caminhões, pás-carregadeiras e tratores, que foram mobilizados para desobstruir as vias e reestabelecer os espaços públicos. Segundo o coronel Shunig, 15 municípios da região estão colaborando na operação.

Divisão das tarefas

Durante a tarde deste domingo, 9 de novembro, a Defesa Civil iniciou uma nova fase da limpeza, dividindo as equipes por setores da cidade. Os grupos estão percorrendo ruas e casas atingidas, deslocando entulhos para o lado de fora dos imóveis, permitindo que os maquinários façam a coleta necessária. O governo estadual também anunciou a destinação de aproximadamente R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para apoiar a reconstrução da cidade.

Situação das vítimas

De acordo com as autoridades, não há mais registros de vítimas ou pessoas desaparecidas após o tornado. No entanto, a tragédia resultou em seis mortes e deixou 750 feridos, sendo cinco das vítimas de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava, na área rural. A situação continua a ser monitorada, e os esforços de recuperação estão em andamento para restaurar a normalidade na vida dos cidadãos.

Conclusão

A recuperação de Rio Bonito do Iguaçu é um desafio significativo, mas as autoridades estão comprometidas em devolver a segurança e a infraestrutura para os moradores afetados. A mobilização de recursos e a colaboração entre municípios são essenciais para que a cidade possa se reerguer após a devastação causada pelo tornado.

Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *