Conectividade rural como política de Estado no Paraná

Orlando Kissner/Alep

Deputado Fabio Oliveira destaca avanços na proposta de lei

Conectividade rural como política de Estado no Paraná
Créditos Foto: Orlando Kissner/Alep

Deputado Fabio Oliveira promove a proposta que visa melhorar a conectividade rural no Paraná, com base no projeto de lei nº 1015/2025.

No dia 7 de setembro de 2025, o deputado Fabio Oliveira, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destacou o avanço do projeto de lei nº 1015/2025, que cria o Programa de Melhorias do Sistema de Telecomunicação e Conectividade Rural – Paraná Conectado. A proposta, encaminhada pelo Governo do Estado, foi aprovada pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação, e segue agora para tramitação nas comissões temáticas antes da votação em plenário.

“A conectividade no campo é o motor de uma nova revolução rural. Quando o produtor tem internet, ele produz mais, aprende mais e permanece no campo com dignidade. É o fim do isolamento e o começo de uma era em que a tecnologia aproxima, gera renda e impulsiona o desenvolvimento humano em todas as regiões do Paraná”, afirmou o parlamentar.

A importância do debate sobre conectividade rural

O deputado lembrou que o debate sobre conectividade rural ganhou força a partir da audiência pública “Conectividade no campo: cenário atual e as necessidades da agropecuária paranaense”, realizada em agosto de 2023, no Sistema Ocepar, em Curitiba. O evento reuniu representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), além de cooperativas e produtores rurais.

Um passo rumo à modernização

Fabio Oliveira destacou que a proposta estabelece uma política pública permanente voltada à ampliação do acesso à internet e à telefonia móvel no meio rural, promovendo a modernização da infraestrutura de telecomunicações e incentivando a inovação tecnológica no campo. Ele ressaltou que a questão da conectividade está prevista na Constituição Estadual, como um direito e um dever de Estado.

Dados que evidenciam a necessidade

De acordo com o IBGE, 72% das propriedades rurais do país ainda estavam desconectadas em 2021, evidenciando a urgência de políticas públicas voltadas à inclusão digital. Além disso, um aumento de 1% no acesso à internet pode elevar o PIB em 0,19%, contribuindo para o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e fortalecendo a economia local.

Notícia feita com informações do portal: www.assembleia.pr.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *