MST Amplia Presença no Paraná: Novo Acampamento Acolhe 300 Famílias em Santa Maria do Oeste

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou um novo acampamento em Santa Maria do Oeste, no Paraná, no último sábado, 18 de outubro. Localizado próximo ao Rio Pratinha, no distrito de São Manoel, o acampamento já abriga cerca de 300 famílias, marcando uma significativa expansão da presença do movimento na região.
Ao contrário de uma ocupação de terra, a iniciativa configura-se como um acampamento, uma forma de organização estratégica do MST. Segundo informações apuradas pelo Portal Douglas Souza, o objetivo principal é pressionar proprietários de terra a ofertarem áreas ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), visando a implementação de projetos de reforma agrária.
A estratégia de acampamento visa intensificar o diálogo com o governo e a sociedade sobre a necessidade de avançar na democratização do acesso à terra. O MST busca, com essa ação, sensibilizar para a importância da reforma agrária como instrumento de justiça social e desenvolvimento rural.
A presença das 300 famílias no acampamento demonstra a urgência da demanda por terra e melhores condições de vida no campo. O movimento aguarda agora o desdobramento das negociações e a resposta das autoridades competentes para a resolução da questão agrária na região.
Fonte: http://www.portaldouglas.com.br