Paraná Debate Proteção Infantil: Assembleia Legislativa Busca Soluções Contra a Violência

Paraná Debate Proteção Infantil: Assembleia Legislativa Busca Soluções Contra a Violência

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu, nesta terça-feira (23), uma audiência pública crucial para discutir políticas de proteção à infância e adolescência no estado. Intitulado “Proteção Integral: um compromisso com as crianças e os adolescentes”, o evento, idealizado pelo deputado estadual Fábio Oliveira (Podemos), reuniu parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil para enfrentar os desafios urgentes relacionados à garantia dos direitos infantojuvenis.

O deputado Fábio Oliveira abriu a audiência ressaltando a necessidade de ações firmes e preventivas diante do crescente número de casos de violência contra crianças e adolescentes, inclusive no ambiente escolar. “Temos percebido um volume expressivo de crianças e adolescentes agredidos moral, emocional e sexualmente dentro das escolas”, afirmou o deputado, destacando a importância da Frente Parlamentar Pró-Vida como ação preventiva.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Daniela Dalavechia, enfatizou a prioridade absoluta que a Constituição Federal confere à infância. “É fundamental que tenhamos aqui na Assembleia esse espaço de visibilidade, onde se constroem diretrizes e políticas públicas permanentes, e não apenas programas passageiros”, ressaltou, clamando por políticas públicas contínuas e eficazes.

O pastor Joe Braghini, idealizador do projeto “Quem Se Importa?”, destacou a importância da saúde emocional dos jovens. “Esse é o nosso desafio hoje, poder mostrar para crianças e adolescentes que existem pessoas que se importam”, explicou, detalhando o impacto do projeto, que utiliza dança-teatro e palestras para fortalecer a autoestima e combater as pressões sociais.

Maurício Cunha, presidente executivo do ChildFund Brasil, alertou para o alarmante dado de que mais de 80% dos casos de violência contra crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa. Ele ainda enfatizou o papel crucial dos professores na identificação de casos e a necessidade de conscientização social e fortalecimento dos mecanismos de denúncia, inclusive no ambiente digital, com os avanços do ECA Digital.

A subtenente da Polícia Militar e vereadora de Curitiba, Tânia Guerreiro, reforçou a importância da vigilância constante e da conscientização para combater a pedofilia. “Quanto mais nós falarmos, menos espaço o pedófilo terá. Ele pode estar em qualquer lugar, dentro das melhores famílias, e o silêncio só o protege”, alertou, sublinhando a necessidade de desmistificar estereótipos e promover a vigilância ativa.

A audiência contou também com a participação do vereador de Campo Largo, Athos Martinez; Josiane Inácio, representando a Secretaria de Educação de Curitiba; e o vereador Ezequiel Bueno, de Ponta Grossa, evidenciando o amplo engajamento de diversos setores na busca por soluções efetivas para a proteção da infância no Paraná.

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *