Rota do antigomobilismo: proposta no Paraná

Rota do antigomobilismo: proposta no Paraná

Deputado apresenta projeto de lei para fomentar turismo e preservar cultura automotiva

Rota do antigomobilismo: proposta no Paraná
Foto: Orlando Kissner/Alep

Deputado Tito Barichello propõe a criação da Rota do Antigomobilismo no Paraná, visando fomentar o turismo e preservar a cultura dos veículos clássicos.

Na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Tito Barichello (União) apresentou, no início de agosto, o Projeto de Lei nº 586/2025, que visa criar a Rota do Antigomobilismo no estado. A iniciativa busca fomentar o turismo temático e valorizar a cultura automotiva, além de preservar a memória histórica dos veículos clássicos, com mais de 30 anos de fabricação.

Objetivos da proposta

A proposta prevê um roteiro turístico-cultural que incluirá museus, exposições, feiras, clubes de colecionadores e outros pontos de interesse relacionados aos carros antigos em todo o Paraná. Barichello enfatiza que o antigomobilismo é uma manifestação cultural que narra a história da sociedade por meio da evolução dos veículos. O estado tem uma rica tradição neste meio, com museus renomados e encontros que atraem milhares de pessoas.

Movimento antigomobilista

O projeto estabelece que a Rota do Antigomobilismo será composta por itinerários que envolvem museus e exposições, eventos e feiras especializadas, além de estabelecimentos que promovem a cultura automotiva. Também contempla roteiros educativos que resgatam a história do automóvel no Paraná. Barichello ressalta que a criação da rota fortalecerá a identidade cultural paranaense e estimulará a economia criativa, descentralizando o turismo.

Impacto econômico

Estima-se que o Brasil tenha cerca de 3 milhões de veículos antigos e mais de 1,2 milhão de colecionadores. O setor de antigomobilismo movimenta mais de R$ 30 bilhões anualmente, abrangendo turismo, oficinas, peças e eventos. Com a criação da Rota do Antigomobilismo, o deputado acredita que será possível celebrar essa herança, gerando emprego e renda para o estado.

Notícia feita com informações do portal: www.assembleia.pr.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *