EUA revoga visto de médico brasileiro após polêmica

Caso ocorre após médico comemorar assassinato de líder político

O governo dos EUA revogou o visto do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa após ele comemorar o assassinato de Charlie Kirk.
O governo dos Estados Unidos revogou permanentemente o visto do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa, após ele comemorar em suas redes sociais o assassinato de Charlie Kirk, que foi baleado em Utah na última quarta-feira (10/9). O vice-secretário de Estado americano, Christopher Landau, criticou publicamente a postura do médico e solicitou uma investigação das autoridades brasileiras.
Críticas e repercussão
Christopher Landau descreveu os comentários de Barbosa como “depravados” e questionou sua ética profissional, mencionando o Juramento de Hipócrates. Ele expressou a esperança de que o Conselho Regional de Medicina do Brasil tomasse medidas contra o médico.
Investigação do CRM-PE
No Brasil, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CRM-PE) já iniciou um procedimento para investigar a conduta de Ricardo Barbosa, após uma denúncia formal feita pelo vereador Thiago Medina (PL).
Postagem polêmica
A postagem que gerou toda a controvérsia continha um comentário do médico sobre o assassinato de Charlie Kirk, em que ele se referiu ao atirador de forma elogiosa. Após a repercussão negativa, Barbosa decidiu desativar seu perfil no Instagram.