⏳ Carregando previsão...
TOPO 01
TOPO 01
TOPO 01

Chuva acima da média traz alívio para a seca no Paraná

A seca moderada não é mais registrada no Paraná, enquanto a seca fraca recuou em várias regiões do estado, conforme dados do Monitor de Secas. Chuvas acima...

A situação da seca no Paraná apresentou melhorias significativas, com a eliminação da seca moderada e uma diminuição da seca fraca em diversas áreas do estado. Os dados foram divulgados no dia 15 de julho de 2026 pelo Monitor de Secas, um estudo realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com institutos como o Simepar, que é responsável pelo monitoramento climático no Paraná.

Entre maio e junho de 2026, o Monitor de Secas indicou uma redução na intensidade e na extensão da seca no estado. Em maio, as áreas afetadas por seca fraca predominavam, enquanto a seca moderada estava concentrada principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul. Com a chegada de junho, o cenário mudou, e a seca fraca passou a ser observada apenas no Leste, Campos Gerais, Sudoeste e parte do Oeste.

Esse alívio nas condições climáticas é atribuído às chuvas que superaram a média histórica durante junho, com precipitações que variaram entre 40 e 120 mm em vários municípios, o que ajudou na recuperação da umidade do solo, segundo o Simepar. As frentes frias que se formaram a partir do dia 10 de junho foram responsáveis por essa mudança climática.

Das 45 estações meteorológicas do Simepar em operação há mais de cinco anos, apenas uma registrou um volume de chuva abaixo da média histórica em junho de 2026. Essa estação, localizada na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, apresentou uma diferença negativa de 10,2 mm em relação ao que é esperado para o período.

Em contrapartida, cidades como Capanema, Cândido de Abreu, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Ponta Grossa, São Miguel do Iguaçu e Ubiratã tiveram chuvas acumuladas que superaram em pelo menos 100 mm a média histórica para junho. No município de Campo Mourão, o volume de chuvas registrado já ultrapassava a média histórica nos primeiros onze dias do mês.

Além disso, outras oito cidades atingiram o volume histórico de chuvas para junho em apenas 15 dias, incluindo Altônia, Apucarana, Cândido de Abreu, Cianorte, Jaguariaíva, Londrina, Ponta Grossa e Umuarama. Essa recuperação das chuvas teve um impacto positivo também na agricultura, com o boletim Agroclimático do Simeagro, divulgado em maio, mostrando que a colheita da segunda safra de milho está em progresso, com 39% das lavouras em frutificação e 61% em maturação.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01