Mato Grosso destaca carne bovina em feiras internacionais

Promoção em eventos na Bolívia e no Peru

Mato Grosso inicia promoção da carne bovina em feiras na Bolívia e Peru, destacando qualidade e potencial de exportação.
A partir desta sexta-feira (19), Mato Grosso começa a promover a carne bovina produzida no estado em feiras internacionais na Bolívia e no Peru. O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sebrae e Invest MT, lidera a participação do estado, ressaltando a qualidade, sustentabilidade e o potencial de Mato Grosso no mercado internacional de carnes.
Feiras na Bolívia e no Peru
Na Bolívia, a ExpoCruz, realizada em Santa Cruz de la Sierra, destaca-se como o maior evento multissetorial da América Latina. A feira funciona como uma plataforma estratégica para empresas que buscam acesso a mercados internacionais, além de permitir promoção institucional e fortalecimento de redes comerciais. Em 2025, Mato Grosso já exportou 47 toneladas de carnes desossadas de bovinos e 287 toneladas de outros sebos bovinos para a Bolívia, gerando receita superior a US$ 582 mil.
Oportunidade para o setor
No Peru, a participação ocorre entre os dias 24 e 26 de setembro, na Expoalimentaria, considerada a feira mais importante de alimentos e bebidas da América Latina. Para o mercado peruano, 10 indústrias frigoríficas de Mato Grosso estão habilitadas, tendo exportado 140 toneladas de miudezas bovinas neste ano, gerando receita de US$ 257,4 mil. A participação na Expoalimentaria é uma oportunidade estratégica para o setor, permitindo reforçar junto ao consumidor e à indústria local que o sistema de produção de Mato Grosso é referência em atributos socioambientais, com qualidade superior.
Notícia feita com informações do portal: www.comprerural.com