⏳ Carregando previsão...
TOPO 01
TOPO 01
TOPO 01

Comemorações marcam seis décadas da Diocese de Guarapuava

A Diocese de Guarapuava celebra, nesta segunda-feira, 26 de junho de 2026, os 60 anos de sua instalação, com uma programação especial que inclui missas e eventos...

A Diocese de Guarapuava, sob a padroeira Nossa Senhora de Belém, comemora hoje, 26 de junho de 2026, seu Jubileu de Diamante, celebrando 60 anos de instalação. Criada pelo Papa São Paulo VI em 16 de dezembro de 1965, a diocese é responsável pela evangelização de uma ampla região no Centro-Sul do Paraná, abrangendo 48 paróquias e 1.009 comunidades em 31 municípios.

A instalação oficial da Diocese ocorreu em 26 de junho de 1966, com a posse de Dom Frederico Helmel, o primeiro bispo diocesano, que esteve à frente da diocese por duas décadas. Durante sua gestão, Dom Frederico foi fundamental na organização pastoral, formação do clero e estruturação das paróquias e instituições diocesanas.

Para marcar os 60 anos de sua existência, a Catedral Nossa Senhora de Belém realizará uma celebração especial ao meio-dia, coincidindo com a data de sua instalação. A Santa Missa será presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, atual bispo diocesano, e contará com a presença de sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis que se reunirão para expressar gratidão pela caminhada da diocese ao longo dessas seis décadas.

As festividades continuam no dia 27 de junho, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), onde será celebrada uma Missa Jubilar às 18h, também presidida por Dom Amilton Manoel da Silva. Este evento terá um caráter histórico, pois pela primeira vez a imagem de Nossa Senhora de Belém estará presente na Basílica Nacional durante uma celebração oficial da Diocese.

Após a missa, os participantes poderão se unir ao tradicional Terço Luminoso, um momento de comunhão e reflexão. A programação de comemorações culminará em 28 de novembro de 2026, com a 5ª Festa da Unidade, que reunirá fiéis de todas as paróquias em um grande evento de confraternização e oração.

Essas celebrações refletem não apenas a história da Diocese de Guarapuava, mas também seu compromisso contínuo com a comunidade e a fé, reafirmando sua importância na vida religiosa da região do Sul do Paraná.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01