A política de eficiência na gestão de recursos da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) tem gerado impactos positivos na saúde pública do estado. No ano de 2025, a Alep devolveu R$ 620 milhões ao Governo do Estado, quantia que será destinada a diversas áreas, incluindo saúde, educação e infraestrutura. Esses recursos visam fortalecer a rede pública de saúde, ampliando a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os valores devolvidos pela Assembleia estão sendo utilizados em investimentos significativos para hospitais, além de uma importante medida aprovada: a isenção do ICMS sobre a energia elétrica para instituições de saúde pública e beneficentes que atendem pelo SUS. Essa combinação de gestão eficiente e economia de recursos tem contribuído para o fortalecimento da rede hospitalar em várias regiões do Paraná.
Um dos principais investimentos é o aporte de R$ 20 milhões para a construção do Instituto Pediátrico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conhecido como HCzinho, em Curitiba. Essa quantia se junta a outros R$ 20 milhões provenientes do Governo do Estado e será aplicada em uma nova unidade que oferecerá atendimento 100% SUS. O projeto visa aumentar o número de leitos para crianças e adolescentes, expandir as UTIs pediátricas e implantar novas salas cirúrgicas e ambulatórios especializados.
Além disso, o Hospital Pequeno Príncipe, também em Curitiba, receberá um investimento de R$ 20 milhões para a construção de uma nova unidade. Reconhecido como referência em saúde infantil, o hospital atenderá milhares de pacientes pelo SUS, e a ampliação permitirá um aumento na capacidade assistencial e na oferta de serviços especializados para crianças.
Na região Norte do Estado, o Hospital do Câncer de Londrina (HCL) também será beneficiado com um aporte de R$ 20 milhões para sua ampliação. Essa iniciativa visa melhorar a infraestrutura e os serviços prestados à população, refletindo o compromisso da Assembleia em garantir um atendimento de qualidade.
A isenção do ICMS sobre energia elétrica já está mostrando seus efeitos positivos. No Hospital São Rafael, em Rolândia, a medida possibilitou a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todos os quartos dos pacientes, além de melhorar a climatização em áreas internas como os postos de enfermagem. O diretor do hospital, Paulo Boçois de Oliveira, destacou a importância dessa economia, que permitirá a devolução de recursos para um atendimento ainda melhor ao cidadão paranaense.







