⏳ Carregando previsão...
TOPO 01
TOPO 01
TOPO 01

Recursos da Assembleia Legislativa promovem melhorias na saúde pública do Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 620 milhões ao Governo do Estado, que serão aplicados em saúde, educação e infraestrutura. Os investimentos incluem a construção de...

A política de eficiência na gestão de recursos da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) tem gerado impactos positivos na saúde pública do estado. No ano de 2025, a Alep devolveu R$ 620 milhões ao Governo do Estado, quantia que será destinada a diversas áreas, incluindo saúde, educação e infraestrutura. Esses recursos visam fortalecer a rede pública de saúde, ampliando a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os valores devolvidos pela Assembleia estão sendo utilizados em investimentos significativos para hospitais, além de uma importante medida aprovada: a isenção do ICMS sobre a energia elétrica para instituições de saúde pública e beneficentes que atendem pelo SUS. Essa combinação de gestão eficiente e economia de recursos tem contribuído para o fortalecimento da rede hospitalar em várias regiões do Paraná.

Um dos principais investimentos é o aporte de R$ 20 milhões para a construção do Instituto Pediátrico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conhecido como HCzinho, em Curitiba. Essa quantia se junta a outros R$ 20 milhões provenientes do Governo do Estado e será aplicada em uma nova unidade que oferecerá atendimento 100% SUS. O projeto visa aumentar o número de leitos para crianças e adolescentes, expandir as UTIs pediátricas e implantar novas salas cirúrgicas e ambulatórios especializados.

Além disso, o Hospital Pequeno Príncipe, também em Curitiba, receberá um investimento de R$ 20 milhões para a construção de uma nova unidade. Reconhecido como referência em saúde infantil, o hospital atenderá milhares de pacientes pelo SUS, e a ampliação permitirá um aumento na capacidade assistencial e na oferta de serviços especializados para crianças.

Na região Norte do Estado, o Hospital do Câncer de Londrina (HCL) também será beneficiado com um aporte de R$ 20 milhões para sua ampliação. Essa iniciativa visa melhorar a infraestrutura e os serviços prestados à população, refletindo o compromisso da Assembleia em garantir um atendimento de qualidade.

A isenção do ICMS sobre energia elétrica já está mostrando seus efeitos positivos. No Hospital São Rafael, em Rolândia, a medida possibilitou a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todos os quartos dos pacientes, além de melhorar a climatização em áreas internas como os postos de enfermagem. O diretor do hospital, Paulo Boçois de Oliveira, destacou a importância dessa economia, que permitirá a devolução de recursos para um atendimento ainda melhor ao cidadão paranaense.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01