Metrópoles ganha prêmio de jornalismo investigativo

Reconhecimento pelo trabalho sobre fraudes no INSS

A série de reportagens 'Farra do INSS' do Metrópoles ganhou prêmio de jornalismo investigativo em Buenos Aires.
Metrópoles é reconhecido por reportagens sobre o INSS
Na noite de 7 de novembro de 2025, em Buenos Aires, a série de reportagens “Farra do INSS” do Metrópoles foi agraciada com o Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo. O trabalho, escrito pelo repórter Luiz Vassallo e coordenado por Fabio Leite, expôs um esquema bilionário de descontos indevidos que afetou milhões de aposentados do INSS, revelando a atuação de lobistas e empresários que lucraram com a situação.
Impacto da série de reportagens
Publicadas inicialmente em dezembro de 2023, as matérias geraram investigações significativas por parte da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 reportagens foram citadas na representação da PF, que resultou na Operação Sem Desconto, desencadeada em abril de 2025. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi exonerado e o ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu demissão após as revelações.
Medidas tomadas e resultados
Dentre as ações do governo, foram devolvidos R$ 2,1 bilhões a mais de 3 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos. As fraudes investigadas podem ter totalizado R$ 6,3 bilhões, levando à instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso para investigar as denúncias. Os envolvidos, incluindo o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes e o empresário Maurício Camisotti, estão presos.
Sobre o prêmio
O Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo, organizado pelo Instituto de Imprensa e Sociedade (IPYS), é concedido anualmente para promover a excelência no jornalismo e a transparência nas ações públicas. A premiação é uma homenagem ao jornalista mexicano Javier Valdez, assassinado por seu trabalho na área.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com





