Carlos Fávaro preside eleição do novo diretor-geral do IICA

Carlos Silva/Mapa

Muhammad Ibrahim é o escolhido para o mandato de 2026 a 2030

Carlos Fávaro preside eleição do novo diretor-geral do IICA
Foto: Carlos Silva/Mapa

Durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, foi eleito Muhammad Ibrahim para o cargo de diretor-geral do IICA.

Na tarde de 4 de setembro de 2025, durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, foi realizada a eleição do novo diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com a participação de 32 países membros. O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, que preside a Junta Interamericana de Agricultura (JIA), conduziu o pleito.

Resultados da eleição

O cargo foi disputado entre o ex-ministro da Agricultura do Uruguai, Fernando Matos, e Muhammad Ibrahim, ex-diretor-geral do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino da Guiana. Muhammad Ibrahim foi eleito para um mandato que se estenderá de 2026 a 2030, com a posse marcada para 15 de janeiro de 2026.

Importância do novo mandato

Durante a condução do processo eleitoral, o ministro Fávaro destacou o caráter democrático da escolha, agradecendo as candidaturas de ambos os concorrentes. “Esse novo mandato é uma oportunidade para fortalecer a cooperação agrícola no continente e avançar em temas estratégicos”, afirmou Fávaro.

Compromissos de Muhammad Ibrahim

Em seu primeiro pronunciamento após a eleição, Muhammad Ibrahim enfatizou seu compromisso em fortalecer a agricultura nas Américas e promover a inclusão social no campo. “Recebo essa missão com humildade e gratidão”, declarou Ibrahim, ressaltando a importância da cooperação, inovação e inclusão para o futuro da agricultura no continente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *