PCPR prende cinco suspeitos de integrar grupo envolvido em tráfico e crimes patrimoniais em Curitiba e na RMC

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu cinco pessoas durante uma operação deflagrada contra uma organização criminosa envolvida simultaneamente com o tráfico de drogas e com a prática de crimes patrimoniais, especialmente furtos e roubos de veículos. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), em Araucária, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Colombo e Piraquara, na Região Metropolitana, e em Curitiba.
Com apoio de cães de faro, os policiais civis cumpriram 30 mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de diversas porções de drogas, R$ 9 mil em espécie, balanças de precisão e celulares que serão periciados a fim de subsidiar novas fases da investigação e medidas voltadas à responsabilização de todos os envolvidos. Além destes, os policiais localizaram um veículo com sinal identificador adulterado e um simulacro de arma de fogo.
Três pessoas foram presas em cumprimento a mandados judiciais e outras duas foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas em Colombo. Uma sexta pessoa foi encaminhada à delegacia para a assinatura de um Termo Circunstanciado de Infração Penal. Duas pessoas não foram localizadas e são consideradas foragidas.
As investigações tiveram início após as prisões de um homem e de uma mulher em flagrante por roubo de veículo, em Curitiba, no ano de 2024. Na ocasião, o aparelho celular do casal foi apreendido e encaminhado à perícia.
“Nas conversas existentes e dados de mídia extraídos descobrimos diversos diálogos e negociações sobre trocas de veículos roubados por drogas, compras de arma de fogo, planejamento de roubos, entre outros crimes. Este esquema ocorria pelo menos desde o ano de 2023”, explica o delegado Felipe Boffo.
Como desdobramento da ação, a PCPR identificou mais pessoas envolvidas em roubos, furtos e adulterações de veículos em Curitiba e na RMC. Além disso, a investigação verificou que elas mantinham vínculos de negócios com indivíduos ligados ao tráfico de drogas e que já eram alvo de outros inquéritos conduzidos pela PCPR.
Durante a investigação, um indivíduo pertencente ao grupo foi preso em Almirante Tamandaré. Além de atuar com os crimes apurados, ele mantinha vínculos com um grupo criminoso de atuação nacional. Outro indivíduo relacionado ao esquema foi preso anteriormente em São Mateus do Sul enquanto transportava 10 quilos de drogas.
O esquema consistia na troca de veículos furtados e roubados por maconha. “Em diversos casos, os criminosos também adquiriam drogas a partir da entrega de produtos de crime ou, em sentido inverso, recebiam veículos como pagamento por entorpecentes fornecidos”, disse a delegada Grazieli Schmitz.
Estes carros também eram empregados no transporte de entorpecentes ou eram usados como forma de pagamento de drogas vindas do Paraguai.
A PCPR segue em diligências a fim de desarticular o esquema.
Fonte:Polícia Civil do Paraná