Assistência Social de São José dos Pinhais tem denúncias de assédio moral e de políticas higienistas

Assistência Social de São José dos Pinhais tem denúncias de assédio moral e de políticas higienistas
Sede Assistência Social de São José dos Pinhais (Divulgação/São José Alerta)

Em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) enfrenta denúncias graves feitas pelo Fórum Municipal de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FOMTSUAS) ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsep). Os relatos apontam assédio moral promovido por gestores, além da adoção de políticas higienistas contra pessoas em situação de rua. As informações são do portal Plural.

A denúncia, que pede investigação da conduta do secretário Abílio Arthur Alves (PSD), destaca episódio ocorrido em 26 de setembro durante reunião sobre Proteção Social Básica (PSB) na Casa do Idoso, realizada sem pauta prévia. O secretário, após expressar preocupação com a saúde mental dos trabalhadores, teria usado tom ameaçador, causando medo e constrangimento. No documento, ele mencionou que o município não adotaria políticas assistenciais para “bandidos” e afirmou a necessidade de “separar o joio do trigo”.

Servidores também criticam o comportamento intimidador do secretário no Encontro de Educadores Sociais, conforme vídeo disponível publicamente. A denúncia lamenta o desconhecimento do gestor sobre o SUAS e aponta a violência simbólica contra pessoas vulneráveis, destacando o sofrimento causado aos trabalhadores ao serem levados a compactuar com violações de direitos.

Outro ponto da queixa refere-se à remoção forçada de ao menos quatro servidores que questionaram a conduta do secretário, com transferências feitas contra a vontade dos envolvidos. A prefeitura afirmou que as mudanças seguiram “critérios administrativos” e foram acompanhadas pelo sindicato.

O secretário Abílio Arthur Alves não atendeu ao pedido de entrevista; a prefeitura, por sua assessoria, reafirmou o compromisso com a ética, transparência e defesa dos direitos da população vulnerável, além de conduzir a assistência social com base em parâmetros técnicos e respeito pelos profissionais da área.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *