Complexo Náutico deve ser instalado ao lado da ponte de Guaratuba

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Planejamento (SEPL), lançou o edital de chamamento público para o desenvolvimento do Complexo Náutico de Guaratuba, estrutura projetada para impulsionar o turismo e a economia do Litoral. A proposta prevê a instalação, operação e manutenção do empreendimento em área próxima à nova ponte que está sendo construída no município.
O edital, disponível no portal do programa Paraná Parcerias, define que os interessados devem se credenciar até 11 de novembro, conforme as normas da Lei de Licitações nº 14.133/2021. Após a habilitação, as empresas terão 90 dias para elaborar e entregar estudos técnicos que subsidiarão o modelo de implantação.
Segundo o governo, o projeto pretende ocupar o espaço atualmente utilizado pelas estruturas provisórias das obras da ponte, que serão desativadas após a conclusão da travessia. O local, às margens da baía, também abrangerá a área usada hoje para operações de suporte ao ferryboat, cuja atividade será descontinuada.
A expectativa é que o complexo ofereça infraestrutura voltada à navegação turística, esportiva e de lazer, incluindo marina, píer, áreas comerciais e de convivência, além de espaços para eventos náuticos. O investimento faz parte do plano estadual de desenvolvimento sustentável do Litoral, que busca ampliar o potencial econômico e turístico da região nos próximos anos.
“Estamos transformando um passivo em um ativo de altíssimo valor. Temos uma área que, de outra forma, ficaria ociosa. Desenvolvemos este projeto visionário para que este espaço se torne um polo de atração turística e um motor de desenvolvimento econômico para toda a região, impulsionando decisivamente a rede hoteleira, o comércio e a excelência em serviços”, avaliou o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia.
Com a finalização das obras da ponte, a movimentação de veículos e pessoas por embarcações será encerrada. As estruturas provisórias, maquinários e equipamentos utilizados na construção serão demolidos ou retirados do local.
Coordenada nesta etapa pela Unidade Gestora do Programa de Parcerias do Paraná (UGPAR), também conhecida como Paraná Parcerias, a iniciativa se dá por Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Nesta modalidade, os possíveis parceiros podem participar com informações de caráter técnico incluindo estudos de viabilidade, levantamentos, investigações, dados ou pareceres.
“O Conselho de Parcerias do Paraná entendeu mais viável a estruturação pela opção do PMI, tendo em vista as características do empreendimento, o objeto e a finalidade dos estudos, buscando maior agilidade, conhecimento especializado na área e redução de tempo e de custos nas fases preliminares. Assim, fazemos um melhor uso dos recursos públicos“, analisou o chefe da UGPAR, Luiz Moraes Junior.
Os dados apresentados complementarão o levantamento prévio realizado pelo Estado e contribuir na estruturação do projeto de parceria público-privada para a implantação do Complexo Náutico.
O projeto do Complexo Náutico de Guaratuba se alinha à atenção que o Governo tem dado para desenvolver o Litoral. São diversas as obras na região, das quais se destacam alargamento e revitalização da Orla de Matinhos, modernização das orlas de Guaratuba e Pontal do Paraná, duplicação da PR-412, realização de shows gratuitos na temporada e investimentos viários em todas as cidades do Litoral.
A proposta do Complexo Náutico de Guaratuba está alinhada ao Plano de Governo 2023-2026 em que consta o fomento ao desenvolvimento da economia náutica por meio de ações integradas entre indústria, comércio e serviços e as atividades turísticas no Litoral e nas águas do Interior. Esta ação está também ancorada no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Chuva de meteoros poderá ser vista em várias regiões do Paraná
Curitiba terá programação especial para o Dia das Bruxas
Alep vai trabalhar para beneficiar produtores de leite do Paraná
Guto Silva apresenta método Paraná em Mato Grosso do Sul
Paraná tem mais uma suspeita de intoxicação por metanol
Professor acusado de mostrar arma para alunos é afastado das salas
Homem é condenado a 94 anos pelo assassinato dos pais da “ex”
Polícia encontra em Icaríma bunker do crime
Andava com um pedaço de pau na rua e levou um tiro
Nossos neurônios têm mais conexões do que se imaginava
Discos rígidos devem ser substituídos por nova tecnologia
Horóscopo de 22 de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em 21 de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan
Nestor de Castro passa por revitalização para devolver o Centro aos curitibanos
Guto Silva avança os peões para 2026
Será que a planilha de Fernando Gomes vai falhar?
Do Carmo aconselha que secretário de Maringá renuncie
Esquerda quer ganhar vereadores no tapetão
Alep quer evitar venda de leite reidratado
Estudantes terão aulas de inglês e robótica a partir do fundamental
Prefeita de Tamarana decreta “cinto apertado até nova ordem”
Fonte:Blog do Tupan