Alep celebra 80 anos do SindijorPR e reafirma o papel vital do jornalismo para a democracia

Em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) foi homenageado por seus 80 anos de história, completados em 12 de outubro. A cerimônia, realizada nesta terça-feira (14), destacou a importância da entidade na defesa da categoria e na promoção da informação de qualidade. Menções honrosas foram entregues a mais de 30 profissionais que contribuíram significativamente para o jornalismo e a luta sindical no estado.
O deputado Goura (PDT), proponente da homenagem, ressaltou a função essencial dos jornalistas para a democracia. “Os jornalistas cumprem função essencial à democracia e ao acesso à informação fidedigna. Com isso, cada um monta a sua perspectiva sobre a vida. Homenageando o sindicato, queremos reconhecer e valorizar o papel da imprensa”, afirmou. O deputado Professor Lemos (PT) também enalteceu o papel do SindijorPR desde sua fundação, em 1945, na luta pela democracia e igualdade.
A presidente do SindijorPR, Aline Reis, expressou sua gratidão pela homenagem, destacando o momento como uma celebração e oportunidade de renovar o compromisso com a defesa do jornalismo profissional. Ela mencionou as principais reivindicações da categoria, como a exigência do diploma, o direito de exercer a profissão em segurança e a instituição de um piso salarial unificado, bandeiras defendidas pela Fenaj em âmbito nacional.
Apesar das conquistas alcançadas, Márcia Raquel, 2ª tesoureira da Fenaj, alertou para os desafios enfrentados pelos jornalistas paranaenses. Citando o Relatório de Violência e Liberdade de Imprensa da Fenaj, ela informou que o Paraná registrou 15 agressões a profissionais de imprensa em 2024, um aumento em relação ao ano anterior, liderando o ranking de casos na região Sul. “Nós jornalistas, nesse momento histórico que a gente passa, nunca fomos tão necessários e tão maltratados”, lamentou.
A solenidade também homenageou 32 profissionais que marcaram a história do SindijorPR e da imprensa paranaense, incluindo jornalistas, repórteres, professores, fotógrafos e assessores jurídicos. A jornalista Elza Aparecida de Oliveira Filha, filiada ao sindicato há 50 anos, discursou em nome dos homenageados, ressaltando a dedicação e o valor social da atividade jornalística. André Passos, advogado e filho do jornalista Edésio Passos, representou os homenageados in memoriam, lembrando suas contribuições.
Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br