Alep debate cultura, direitos sociais, sáude da mulher e esporte

Os deputados estaduais vão ter uma semana cheia na segunda semana de outubro, serão discutidos temas como cultura, direitos sociais, saúde da mulher, além das sessões deliberativas e solenes, audiências públicas, reuniões das comissões e grupos temáticos, além de seminários promovidos pela Escola do Legislativo.
Ainda na segunda-feira, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) e o deputado federal Tadeu Veneri (PT), dois representantes da cultura woke no Paraná, vão discutir o tema “Direito dos Povos de Terreiro e Proteção do Território Tradicional: Desburocratização e Combate ao Racismo Institucional”. O evento começa às 18 horas, no Plenarinho, e terá como oradores o professor da UTFPR Thiago Hoshino e o presidente do Fórum Paranaense de Religiões de Matrizes Africanas, Baba Flavio.
Na segunda-feira (6), será realizada, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a audiência pública “Haverá Sinais, previna-se!”, com a participação de especialistas e representantes de instituições que atuam no combate ao câncer e no apoio às pacientes. A proposição é da deputada cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
O Espaço Cultural abre, também na segunda, às 14 horas, a exposição “Primeiros Olhares”, com quadros produzidos pelos educandos do Projeto Garoto Cidadão, utilizando a técnica da pintura a óleo. O trabalho apresenta autorretratos desenvolvidos em um processo formativo que uniu expressão artística, desenvolvimento técnico e fortalecimento da identidade. A iniciativa é da Comissão de Cultura da Casa, presidida pelo deputado Nelson Justus (UB).
No mesmo dia, às 18 horas, o Plenário recebe uma sessão solene em reconhecimento à trajetória profissional dos médicos Marco Antônio Caron e Pedro Ernesto Caron, com a entrega do título de Cidadania Honorária do Paraná. Trata-se de um reconhecimento pela contribuição à medicina paranaense dos responsáveis pelo Hospital Angelina Caron. A iniciativa é dos deputados Alexandre Curi (PSD), Maria Victoria (PP), Delegado Jacovós (PL), Ademar Traiano (PSD) e Cristina Silvestri (PP).
A saúde da mulher no climatério será debatida em uma audiência pública na terça-feira (7), às 9 horas, no Auditório Legislativo. A iniciativa vai tratar da Lei do Climatério, aprovada em junho deste ano, que tem como objetivo conscientizar as mulheres paranaenses sobre seus direitos e fortalecer a implementação de ações concretas em benefício da população afetada pelas mudanças fisiológicas e hormonais dessa fase da vida. A proposição é da Bancada Feminina da Alep em conjunto com os deputados Artagão Júnior (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Ney Leprevost (UB).
O preparador físico da seleção brasileira de skate, Henrique Lugarini, será homenageado na Assembleia por proposição da deputada Maria Victoria. Ele é criador de um método multidisciplinar de treinamento para atletas de alto rendimento, como Augusto Akio, Gui Khury e Luigi Cini. A metodologia inclui técnicas de yoga, pilates, mentalização e respiração, com foco na completude do atleta. A sessão solene será na terça-feira, às 10 horas, no Plenarinho.
Para fechar a semana, uma sessão solene promovida pelo deputado Delegado Tito Barichello (UB) vai prestar homenagem às Mulheres Motociclistas do Paraná. O evento será realizado no Plenário, às 18h30, de sexta-feira (10), reunindo representantes de diversos motoclubes.
Escola do Legislativo
A programação conta com dois eventos organizados pela Escola do Legislativo. Na quarta-feira (8), às 18 horas, no Plenário, em parceria com o Conselho Regional de Medicina, o tema será a violência contra médicas e profissionais da saúde: desafios no ambiente de trabalho. Já na quinta-feira (9), às 9 horas, será ministrado no Plenário um curso sobre os procedimentos no Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) – da autuação ao cumprimento das decisões.
Sessão Plenária
Chega ao Plenário, na sessão de segunda-feira (6), o projeto de lei 27/2025, que inclui os pacientes transplantados no rol de pessoas equiparadas às com deficiência, garantindo os mesmos direitos assegurados pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná. A iniciativa é do deputado Alexandre Curi e altera a Lei n° 18.419/2015, que institui o Estatuto.
A equiparação leva em consideração as limitações decorrentes de condições clínicas crônicas que possam surgir após o transplante e que, de acordo com laudo médico elaborado pelo profissional responsável pelo tratamento, comprometam a participação plena e efetiva do paciente na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Da deputada Maria Victoria (PP), também está em primeiro turno o projeto de lei 371/2024, que cria a Rota Turística da Inovação no Paraná. Outras iniciativas são do Poder Executivo: o PL 715/2025 autoriza o Governo a alienar o imóvel do Instituto Água e Terra (IAT), em Sapopema; o PL 767/2026 autoriza a doação ao município de Santo Antônio da Platina; e o PL 768/2025 prevê a doação de um imóvel ao município de Campo Largo.
Já o projeto de lei 831/2025 visa modificar o anexo pertinente às autorizações relativas à despesa de pessoal e encargos sociais do Poder Executivo, ampliando em 150 vagas o quantitativo de convocação de candidatos aprovados em certame público para o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE).
Volta em segundo turno o projeto de lei 641/2025, dos deputados Cobra Repórter (PSD), Evandro Araújo (PSD) e Márcio Pacheco (PP), que institui a Rota do Rosário nas regiões do Norte Pioneiro e Campos Gerais.
Em turno único será apreciado o projeto de lei 383/2025, que inclui no Calendário Oficial do Paraná a Oktoberfest Francisco Beltrão, celebrada na segunda semana de outubro. Em 2025, o evento chega à sua terceira edição, com expectativa de público superior a 25 mil pessoas. A proposta é dos deputados Reichembach (PSD), Ney Leprevost (UB), Batatinha (MDB), Luciana Rafagnin (PT), Luiz Fernando Guerra (UB), Jairo Tamura (PL), Mauro Moraes (UB), Gilberto Ribeiro (PL), Cristina Silvestri (PP) e Tito Barichello (UB).
O projeto de lei 558/2024, do deputado Batatinha (MDB), cria a Rota Moto Turística Rolê de Quinta, reunindo motociclistas em passeios noturnos por Curitiba e Região Metropolitana. Já o projeto de lei 818/2025, do deputado Alexandre Curi, concede o título de utilidade pública à Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Quedas do Iguaçu.
Redação final
São quatro itens: o projeto de lei 324/2025, da deputada Cristina Silvestri (PP), institui o Dia Estadual do Chorinho, comemorado em 23 de abril; o projeto de lei 391/2025, do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), cria o Dia Estadual de Orientação e Mobilidade, celebrado em 22 de junho; além de duas propostas sobre doação de imóveis — o PL 692/2025 autoriza a doação de um imóvel de 900 m² ao município de São Jorge do Ivaí, e o PL 738/2025 altera a Lei nº 10.931/1994, autorizando a doação de terrenos ao município de Santo Inácio.
Transmissão
A sessão plenária da próxima segunda-feira (6), terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Para onde vão as baterias de veículos elétricos depois de acabarem?
Bandidos profanam Santuário Schoenstatt
Cientistas criam óvulos a partir de células da pele
Óbitos de Curitiba em 3 de outubro de 2025
Bandidos são presos com quase 100 quilos de drogas
Mãe desnaturada fratura braço de bebê
Acidente na BR-277 lança motorista e passageira para fora do carro
O que gasta mais calorias, bicicleta ou caminhadas?
Paraná terá temperaturas de 40ºC, Curitiba 30ºC
Primeira fase do vestibular da UFPR acontece neste fim de semana
Curitiba tem teste de jogos de vídeo game
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Sindicato de Escritores enfrenta primeiros desafios
Renda média da RMC é a terceira maior do Brasil
Darci Piana vem para a corrida eleitoral de 2026?
Julieta Reis voltou a ser fisgada pela política
Ratinho Junior ganha apoio do mercado financeiro
Final de semana promete no Paraná
Como o Paraná vai gastar R$ 7,1 bi do Orçamento
TRE-PR rejeita denúncia da esquerda para derrubar chapa do PSD de Maringá
Fonte:Blog do Tupan