PCPR celebra o Dia do Policial Civil Veterano e homenageia servidores aposentados

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) celebra nesta quinta-feira (25) o Dia do Policial Civil Veterano. A data foi criada como forma de valorização dos servidores aposentados que contribuíram para a construção da história de excelência da PCPR.
A comemoração foi incluída no calendário oficial da instituição pelo Conselho Superior da Polícia Civil em 2019 com o objetivo de demonstrar o respeito e a gratidão a cada profissional que integrou seus quadros desde sua fundação.
“A Polícia Civil do Paraná foi construída com o comprometimento de seus servidores. Cada homem e cada mulher que dedicou sua vida a servir e proteger, ajudou a edificar uma história de excelência e trabalho árduo em prol da segurança do povo do Paraná”, afirmou o delegado-geral da PCPR Silvio Jacob Rockembach.
Neste ano, a PCPR destaca a trajetória profissional do policial civil Teófilo Ozir Guimarães como forma de reverenciar todos os veteranos que atuaram na Polícia Civil.
Teófilo ingressou como investigador de polícia em 1985, em Palotina. Em 1990, esteve presente na criação do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) ao lado do delegado Adauto Abreu de Oliveira, em Curitiba. Ele também integrou o primeiro curso de formação especializada da unidade, simbolizando o início da história do grupo de elite que é considerado hoje referência nacional em ações anti-sequestro.
O veterano também atuou como professor na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), na qual, a partir de 1995, contribuiu para a formação de novas gerações de policiais civis. Em 2000 integrou outra unidade de elite da PCPR, o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).
Formado em Educação Física, participou de diversas competições esportivas internacionais voltadas a policiais e bombeiros. Em Dubai no ano de 1998, sua segunda competição, foi medalha de ouro. “Nos cinco mundiais e demais triatlos, sempre competi vestindo o boné e a camiseta da Polícia Civil para divulgar nossa instituição.”
Guimarães se aposentou em 2006 aos 21 anos de carreira. A última unidade na qual atuou foi a Assessoria de Assuntos com a Comunidade, atual Assessoria de Comunicação Social (Ascom). “Atuar nessa área foi a minha grande paixão na carreira. Meu objetivo sempre foi difundir o trabalho da Polícia Civil”, diz.
Saudoso por sua trajetória, o policial veterano também celebra a instituição. “Viva a nossa Polícia Civil do Paraná! 172 anos servindo e protegendo a comunidade paranaense.”
172 ANOS – O Dia do Policial Civil Veterano integra as celebrações pelo aniversário de fundação da PCPR, celebrado em 28 de setembro.
Neste ano, a instituição completa 172 anos. O marco será comemorado durante uma cerimônia na próxima terça-feira (1), durante a qual também serão homenageados os policiais veteranos.
Fonte:Polícia Civil do Paraná