Latam Impulsiona Expansão na América do Sul com Encomenda de Até 74 Jatos Embraer E195-E2

A Latam Airlines anunciou um acordo significativo com a Embraer para a aquisição de até 74 aeronaves E195-E2. A iniciativa visa fortalecer a conectividade da companhia aérea na América do Sul, marcando um novo capítulo em sua estratégia de expansão regional. O negócio foi divulgado pela fabricante brasileira nesta segunda-feira (22), sinalizando um impulso para a indústria aeronáutica nacional.
Até então, a Latam não possuía aeronaves da Embraer em sua frota, que é composta por 286 jatos Airbus, 56 Boeing e 20 cargueiros da Boeing. A decisão de incluir os jatos brasileiros surge em meio a desafios globais na cadeia de suprimentos, que têm causado atrasos nas entregas de aeronaves por parte da Boeing e da Airbus. Este acordo representa um dos poucos contratos recentes da Embraer com uma companhia aérea brasileira.
“Nos últimos quatro anos, o grupo LATAM tem se concentrado na expansão de sua malha aérea doméstica e regional, criando a forma mais abrangente e integrada de viajar dentro da América do Sul”, afirmou Roberto Alvo, CEO do Latam Airlines Group. Ele ainda complementou: “A decisão do grupo LATAM (…) nos permitirá seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade”.
A aquisição dos E195-E2 permitirá à Latam adicionar até 35 novos destinos aos 160 já existentes na América do Sul, oferecendo mais opções de viagem aos seus passageiros. Segundo Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer, o E195-E2 possibilitará que as afiliadas da Latam “conectem mais destinos com a capacidade certa, ao mesmo tempo em que oferecem maior conforto aos passageiros”.
A encomenda firme de 24 aeronaves está avaliada em cerca de US$ 2,1 bilhões, considerando o preço de tabela. O contrato abrange 24 entregas confirmadas e uma opção de compra para mais 50 aeronaves. As primeiras entregas estão programadas para o segundo semestre de 2026, começando pela Latam Airlines Brasil e, posteriormente, estendendo-se às demais afiliadas do grupo.
A última grande encomenda de jatos E2 no Brasil foi feita pela Azul, em 2018, que atualmente é a única companhia aérea nacional a operar esse modelo. Recentemente, a Embraer também anunciou a venda de 50 aeronaves E195-E2 para a Avelo Airlines, dos Estados Unidos, em um negócio estimado em US$ 4,4 bilhões.
Fonte: http://revistaoeste.com