Centro-Sul do Brasil Sob Alerta: Inmet Prevê Frio Intenso e Tempestades Severas

Centro-Sul do Brasil Sob Alerta: Inmet Prevê Frio Intenso e Tempestades Severas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) soou o alarme para o centro-sul do país, emitindo alertas laranja de perigo. A previsão aponta para uma combinação preocupante de queda acentuada de temperatura, tempestades e vendavais, exigindo atenção redobrada da população nas áreas afetadas.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão sob aviso. Há dois alertas distintos para queda de temperatura, abrangendo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e as porções sul de Goiás e Minas Gerais. Nesses locais, a expectativa é de que os termômetros registrem uma queda de mais de 5°C.

Simultaneamente, a população deve se preparar para tempestades. Um dos alertas abrange quase todo o estado de São Paulo, o sul de Minas Gerais, o norte de Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso e Goiás. O outro alerta de tempestade atinge o Paraná (exceto o sul), a parte sul de Mato Grosso do Sul e o oeste sul de São Paulo.

O Inmet adverte para a possibilidade de chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Acompanham essa previsão ventos fortes, com velocidades entre 60 e 100 km/h, e a possibilidade de queda de granizo. “Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, alertou o instituto em seu comunicado.

Além disso, um alerta de vendaval foi emitido, com ventos entre 40 km/h e 60 km/h. As áreas sob aviso incluem Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Minas, Mato Grosso e Goiás. Diante deste cenário, a recomendação é que a população se mantenha informada e adote medidas preventivas para minimizar os riscos.

Fonte: http://revistaoeste.com

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *