Operações militares da Venezuela em resposta aos EUA

Operações militares da Venezuela em resposta aos EUA

Tensão no Caribe aumenta com exercícios militares

Operações militares da Venezuela em resposta aos EUA
Foto: Reprodução/Redes sociais

Venezuela realiza operações militares na Ilha de La Orchila em resposta à presença dos EUA no Caribe.

Na última quarta-feira, 17, a Venezuela iniciou uma grande operação militar na Ilha de La Orchila, envolvendo milhares de soldados. A ação foi apresentada pelas autoridades como uma medida defensiva em resposta ao aumento da presença militar dos Estados Unidos no Caribe.

Números e indicadores do caso

Durante os três dias de exercícios, batizados de “Caribe Soberano 200”, as Forças Armadas venezuelanas contaram com o apoio de 12 navios militares e 22 aeronaves, além de veículos anfíbios e armamento pesado. Entre as atividades, destacaram-se demonstrações de poder de fogo, incluindo disparos de mísseis antiaéreos e artilharia pesada.

Contexto da operação

O Ministério da Comunicação da Venezuela divulgou vídeos mostrando caças Sukhoi-30 e helicópteros em ação, além de tanques anfíbios desembarcando soldados em posições estratégicas na orla da ilha. Esta iniciativa ocorre após militares dos EUA terem destruído barcos venezuelanos, resultando na morte de 14 pessoas suspeitas de tráfico de drogas, o que intensificou ainda mais as tensões na região.

Convocação de reservistas

Na sexta-feira da semana passada, dia 12, Nicolás Maduro convocou reservistas, milicianos e jovens alistados para treinamentos de tiro nos quartéis do país. Ele incentivou a participação popular, afirmando que todos os venezuelanos alistados deveriam se preparar para a defesa da pátria. Maduro acusou os EUA de mascararem suas operações e afirmou que as embarcações norte-americanas estariam se dirigindo à costa venezuelana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *