Lula exonera aliado antes da definição sobre anistia

Lula exonera aliado antes da definição sobre anistia

Mudança acontece em meio a embates políticos

Lula exonera aliado antes da definição sobre anistia
Foto: Ricardo Stuckert

Exoneração de Jefferson Coriteac ocorre antes de Paulinho da Força assumir como relator do PL da Anistia.

Lula exonera indicado de relator

Na madrugada do dia 19 de setembro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou o último indicado do deputado Paulinho da Força, às vésperas do parlamentar se tornar o relator do PL da Anistia. A exoneração foi assinada na terça-feira (16/9) e publicada no Diário Oficial na quarta (17/9).

Contexto político

Jefferson Coriteac, ex-presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, fazia parte da executiva do Solidariedade, partido presidido por Paulinho. A relação entre Lula e Paulinho se complicou, apesar de o deputado ter apoiado a eleição do petista em 2022.

Expectativas sobre o PL da Anistia

Paulinho da Força foi anunciado como relator da anistia na manhã do dia 18 de setembro. O deputado tem demonstrado intenção de dialogar com o governo, mas a expectativa é que o relatório ofereça apenas redução de pena para os manifestantes do 8 de Janeiro, sem incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado a mais de 27 anos de prisão por organização criminosa e tentativa de golpe de Estado.

Reações e implicações

Procurado para comentar sobre a exoneração, Paulinho ironizou a situação, afirmando que “o governo é muito bom de política”, mas reafirmou sua disposição de conversar com os interlocutores do presidente Lula, caso essa seja a vontade do Planalto. A proposta de uma anistia ampla que beneficie Bolsonaro deve ser rejeitada pelo deputado, que sinalizou que a versão ampla não tem apoio suficiente para avançar.

Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *