Jawlene, a jacaré com deficiência resgatada em Orlando

Jawlene, a jacaré com deficiência resgatada em Orlando

Uma história de superação e cuidado no Parque Temático Gatorland

Jawlene, a jacaré com deficiência resgatada em Orlando
Foto: Gatorland

Jawlene é uma jacaré PCD resgatada em Orlando que superou dificuldades e agora vive no Parque Temático Gatorland.

Durante um passeio numa região pantanosa na cidade de Orlando, um homem avistou uma filhote de jacaré. O que chamou sua atenção não foi a beleza do réptil, mas o fato de que ela não possuía a parte superior do maxilar. Graças a esse encontro inesperado, a jacaré PCD teve uma chance de sobreviver.
Animais, assim como humanos, podem ter deficiências físicas que impactam drasticamente seu desenvolvimento e capacidade de locomoção, exigindo cuidados especiais. O morador da Flórida avisou as autoridades locais, e o animal foi resgatado e levado para o Parque Temático Gatorland, um santuário criado em 1949.

Cuidados especiais para Jawlene

Ao chegar a Gatorland, a jacaré PCD estava muito debilitada, necessitando de medicamentos, vitaminas e uma alimentação balanceada para recuperar seu peso e saúde. Devido à sua história única, o animal foi batizado de Jawlene, uma fusão do nome da canção “Jolene”, de Dolly Parton, com a palavra “jaw”, que significa mandíbula em inglês.

Possíveis causas da deficiência

A equipe do parque não sabe ao certo como Jawlene perdeu a parte superior do maxilar, mas especula-se que tenha sido devido a uma briga com outro jacaré maior ou um acidente com a hélice de um barco. Desde seu resgate, é possível acompanhar a rotina de Jawlene através do Instagram de sua cuidadora, Savannah Boan. Após dois anos, a jacaré PCD continua a crescer e está estimada entre quatro e seis anos de vida.

Vida nova e amizades

Jawlene, da espécie alligator-americano, que pode viver entre 30 e 50 anos, está na flor da idade. Sua nova vida trouxe novas amizades; ela compartilha um gramado ao ar livre com a tartaruga Nellie Wafer, com quem faz refeições diariamente, sempre sob os cuidados de Savannah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *