Fim do inverno traz temperaturas de até 40ºC

Fim do inverno traz temperaturas de até 40ºC

Onda de calor atinge diversas regiões do Brasil

Fim do inverno traz temperaturas de até 40ºC
Foto: Agência Brasil

Uma onda de calor atinge o Brasil nesta quinta-feira (18), com temperaturas podendo chegar a 40 °C em alguns estados.

Uma onda de calor que chega ao Brasil nesta quinta-feira (18), elevando a temperatura em alguns estados a até 40 °C, deve marcar o fim do inverno no país — que se encerra na próxima segunda-feira (22).

Onda de calor se espalha pelo país

Dados meteorológicos do Climatempo indicam que a sexta onda de calor de 2025 vai atingir boa parte do Brasil, com uma massa de ar quente e seco impedindo a formação de nuvens e acumulando o calor. Entre sábado (20) e domingo (21), a previsão é de que os termômetros de Cuiabá (MT) registrem máximas entre 38 °C e 40 °C. Em Campo Grande (MS), a onda de calor deve elevar as temperaturas a 35 °C e 36 °C na sexta e no sábado, valores semelhantes aos previstos para Goiânia (GO) e Brasília (DF).

Impactos no Sul e Sudeste

A onda de calor também alcança o Sul do Brasil, com máximas que podem ultrapassar os 35 °C no norte do Paraná. Em Curitiba, os termômetros devem marcar até 29 °C no fim da semana. No Sudeste, os picos de temperatura devem ocorrer entre sexta-feira e sábado, com regiões como o interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais registrando máximas entre 37 °C e 39 °C. Nas capitais da região, os maiores valores devem ser observados no sábado, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro, que devem marcar em torno de 32 °C.

Alerta para o Nordeste e Norte

A tendência é de tempo firme e seco no interior do Nordeste, com alerta para baixa umidade do ar no período da tarde. Cidades como Teresina (PI), Picos (PI) e Imperatriz (MA) devem registrar máximas de até 37 °C até domingo. No Norte, o destaque do calor intenso fica para Palmas (TO) e outras áreas do Tocantins, além de partes do Amapá, onde os termômetros podem superar 37 °C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *