EUA estabelecem Dia Nacional em Memória de Charlie Kirk

Data será celebrada em 14 de outubro

O Senado dos EUA aprovou a criação do Dia Nacional em Memória de Charlie Kirk, a ser celebrado em 14 de outubro.
O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, 18, uma resolução que estabelece 14 de outubro como o “Dia Nacional em Memória de Charlie Kirk”. O texto foi apresentado pelo senador republicano Rick Scott, da Flórida, e recebeu aprovação por consenso entre os parlamentares. A data deve ser uma oportunidade para que “os norte-americanos reflitam sobre as contribuições de Kirk para o debate público e o engajamento cívico”.
Contribuições de Kirk
O documento reconhece o ativista por suas ações em prol da educação cívica e do serviço público. Incentiva instituições de ensino, organizações civis e cidadãos a observarem o dia com “programas, atividades, orações e cerimônias apropriadas” que reforcem os princípios de fé, liberdade e democracia. Kirk foi descrito como “um campeão da liberdade de expressão, do diálogo civil e da fé”, além de defensor da participação cívica e dos valores constitucionais.
Legado e impacto
Scott anunciou a proposta no plenário na última terça-feira, 16, e afirmou que Kirk foi “um líder magnético, um pai e marido amoroso, e uma inspiração para tantos”. Ele recordou o assassinato de Kirk, ocorrido em 10 de setembro, e declarou estar “completamente de coração partido pela perda trágica” de seu amigo. A resolução do Senado conclui com um incentivo para que a data seja lembrada em todo o país como forma de preservar o legado de Kirk, que fortaleceu o discurso público e estimulou a cidadania ativa.