EUA alteram diretrizes de vacinação infantil

Recomendação do ACIP sugere vacinas separadas para crianças

Comitê dos EUA recomenda vacinas separadas para sarampo, caxumba, rubéola e catapora.
Alterações nas diretrizes da vacinação infantil entram em pauta nos Estados Unidos, depois de o Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização (ACIP) recomendar nesta quinta-feira, 18, que crianças com menos de quatro anos recebam vacinas separadas para sarampo, caxumba, rubéola e catapora, em vez da fórmula tetraviral combinada. A decisão, votada por 8 a 3, será encaminhada ao diretor interino do CDC.
Recomendação e justificativa
O comitê fundamentou a orientação no risco um pouco maior de convulsões observado com a vacina combinada, comparado ao uso de doses separadas. Cody Meissner, professor de pediatria, alertou que a adesão à vacinação pode diminuir com a nova recomendação. “A vantagem das vacinas combinadas é que crianças e adultos têm mais chances de completar a vacinação”, afirmou Meissner.
Disponibilidade da vacina tetraviral
Apesar da nova orientação, a vacina tetraviral continuará disponível para crianças atendidas por programas federais de imunização gratuita. Durante a reunião em Atlanta, houve confusão entre os integrantes do comitê, que questionaram o teor da votação.
Próximas deliberações
O grupo também avaliou adiar a aplicação da vacina contra hepatite B em recém-nascidos para depois de completarem um mês, mas essa deliberação ficou para esta sexta-feira, 19. As mudanças ocorrem em um contexto de tensões no CDC, após a demissão de antigos integrantes do painel e a nomeação de novas figuras críticas das políticas de vacinas contra o coronavírus.