Uso de fones de ouvido ao dirigir: saiba se é permitido

Infrações e consequências no trânsito

Descubra se utilizar fones de ouvido enquanto dirige é uma infração e quais as consequências dessa prática.
No trânsito, motoristas frequentemente utilizam fones de ouvido, seja para atender ligações, ouvir mensagens ou músicas. Entretanto, esse comportamento é considerado uma infração média de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Essa prática resulta em uma multa de R$ 130,16 e em 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Consequências da infração
A multa é aplicada mesmo que o veículo esteja parado, mas o motor ligado, como em congestionamentos ou semáforos. Isso se deve ao fato de que o uso de fones pode desviar a atenção do motorista, aumentando o risco de acidentes que podem afetar ciclistas, pedestres e outros motoristas.
Como ocorre a fiscalização
A aplicação da multa depende da abordagem do agente de trânsito, que deve verificar se o motorista está utilizando fone de ouvido. Mesmo quem usa sistemas de som ambiente pode ser multado, pois a fiscalização não consegue determinar se o condutor está ciente do que acontece ao seu redor.
Possibilidade de recorrer
Os motoristas multados têm a opção de recorrer da penalidade ou solicitar a conversão da infração em uma advertência por escrito, desde que não tenham cometido outras infrações nos últimos 12 meses.
Estudo sobre o impacto do uso de fones
Um estudo realizado pela Ford, envolvendo mais de 2.000 pessoas na Europa, revelou que 56% dos participantes se envolveram em acidentes enquanto utilizavam fones de ouvido, com um aumento no tempo de reação de 4,2 segundos em comparação a quando não estavam usando o aparelho. Este atraso pode ser determinante para evitar acidentes em situações críticas.