Projetos de anistia avançam na Câmara dos Deputados

Projetos de anistia avançam na Câmara dos Deputados

Urgência aprovada, mas futuro de Bolsonaro é incerto

Projetos de anistia avançam na Câmara dos Deputados
Foto: m colorida do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)

Câmara dos Deputados aprova urgência do Projeto de Lei da Anistia, mas futuro de Bolsonaro gera polêmica.

Na madrugada de 18 de setembro de 2025, a Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência do Projeto de Lei (PL) da Anistia. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), poderá enfrentar uma nova crise entre os Poderes caso o texto inclua o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela trama golpista.

O que prevê o Projeto de Lei da Anistia

O projeto estabelece que todos os que participaram de manifestações políticas entre 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei poderão ser anistiados. Contudo, isso pode não incluir Bolsonaro e outros condenados, o que gera controvérsias na Casa. Além disso, a proposta visa anistiar punições aplicadas a pessoas por se manifestarem politicamente.

Reações e próximos passos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já declarou que vetará o texto caso seja aprovado, o que poderia intensificar a crise. Após a votação na Câmara, o projeto seguirá para o Senado, onde o presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) já adiantou que apresentará um texto alternativo sem perdão a Bolsonaro, considerando a inconstitucionalidade de tal medida.

Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *