Novo Poupatempo Paraná: eficiência no atendimento ao cidadão

Guarapuava se prepara para receber a nova unidade do programa
O programa Poupatempo Paraná, assinado pelo governador nesta semana, visa centralizar serviços estaduais e federais em Guarapuava.
Na última semana, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o decreto 11.247/2025, que institui o programa Poupatempo Paraná, com o intuito de centralizar e simplificar a prestação de serviços públicos em Guarapuava e em todo o estado. A primeira unidade do programa deve ser inaugurada em Curitiba no início de outubro, com a previsão de até 7 milhões de atendimentos por ano em todas as unidades.
Estrutura e Objetivos do Programa
O programa será operacionalizado pelo Consórcio PR Cidadania, que é responsável por implantar, operar e manter os espaços de atendimento. As centrais funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo diversos serviços públicos estaduais, municipais e federais, como emissão de documentos e licenças. Além disso, haverá uma plataforma digital que permitirá ao cidadão realizar atendimentos online, com a opção de assistência via videochamada.
Fases de Implementação
A implementação do Poupatempo Paraná será dividida em três fases, com conclusão prevista para até um ano. A primeira fase abrange a abertura de oito unidades em locais estratégicos, enquanto a segunda fase incluirá Guarapuava, entre outras cidades. A última fase contemplará ainda mais cidades, como Apucarana e Pinhais.
Impacto na População
Com a criação dessas unidades, o projeto visa não apenas facilitar o acesso aos serviços públicos, mas também promover a digitalização e a integração dos sistemas de atendimento, garantindo que a população paranaense tenha acesso a serviços de qualidade e eficiência. A participação de órgãos da Administração Pública será fundamental para o sucesso da iniciativa.
Notícia feita com informações do portal: gmaisnoticias.com