Lula se prepara para diálogo com Trump na ONU

Presidente busca abrir canal de comunicação com os EUA

Lula tem viagem marcada para a Assembleia da ONU e pretende cumprimentar Trump caso se encontrem. A equipe busca diálogo sobre tarifas.
Na manhã do dia 18 de setembro de 2025, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que irá cumprimentar Donald Trump caso se encontrem durante sua participação na Assembleia Geral da ONU.
A comitiva presidencial
Para essa viagem, Lula designou uma equipe que inclui o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin. Eles têm como objetivo abrir um canal de diálogo sobre as tarifas de 50% que os Estados Unidos aplicam aos produtos brasileiros.
Desafios nas negociações
Apesar da iniciativa, Lula afirmou que as tentativas de comunicação com o governo norte-americano não têm sido bem-sucedidas, com Trump não demonstrando interesse em dialogar com o Brasil. Durante um evento no Palácio do Planalto, o presidente ressaltou a importância de que as empresas americanas que operam no Brasil sigam a legislação do país.
Pauta de negociações
As questões em pauta nas negociações entre Brasil e EUA incluem diversos aspectos econômicos e comerciais, com o Brasil buscando soluções para os desafios enfrentados neste relacionamento.
Notícia feita com informações do portal: jovempan.com.br