Assembleia regional discute desafios da Pastoral Carcerária

Assembleia regional discute desafios da Pastoral Carcerária

Encuentro em Londrina reúne representantes da Diocese de Guarapuava

Nos dias 13 e 14 de setembro, a Pastoral Carcerária da Diocese de Guarapuava se reuniu em Londrina para discutir desafios e compartilhar experiências.

Representantes da Pastoral Carcerária da Diocese de Guarapuava participaram, nos dias 13 e 14 de setembro, da Assembleia Regional, realizada na Chácara São José, em Londrina. O encontro teve a presença do arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, que acolheu os participantes em nome do bispo referencial da Pastoral Carcerária do Regional Sul 2, Dom Celso Antônio Marchiori, ausente por motivo de agenda.

Temas abordados

Os temas refletidos foram: O Cárcere na Bíblia, A Mulher no Cárcere e Mística: Levar Esperança. Um dos momentos marcantes do encontro foi o testemunho de um sobrevivente do cárcere, que emocionou a todos ao narrar sua história. Ele contou que, durante os 12 anos de prisão, nunca perdeu a esperança de conquistar a liberdade. Hoje, em liberdade, ele atua na Pastoral Carcerária em Palmas (PR), visitando unidades prisionais.

Experiências compartilhadas

Durante os dois dias de encontro, os representantes das dioceses trocaram experiências e apresentaram iniciativas pastorais, incluindo a celebração de Corpus Christi dentro da penitenciária e a implantação de cursos profissionalizantes para presos. Os desafios levantados incluem a falta de apoio das comunidades religiosas e a necessidade de formação contínua dos agentes pastorais.

Dados e desafios atuais

O coordenador regional, Eduardo Fabrício Andrade, apresentou dados sobre a realidade prisional no Paraná, destacando o aumento de mais de 500% no número de mulheres presas nos últimos anos, segundo dados do DEPEN. A Pastoral Carcerária do Paraná reafirmou sua missão de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo às pessoas privadas de liberdade, diante do colapso do sistema penitenciário.

Notícia feita com informações do portal: gmaisnoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *