Venezuelanos conhecerão inteligência artificial a partir deste ano

Venezuelanos conhecerão inteligência artificial a partir deste ano

Anúncio de Maduro marca nova fase na educação do país

Venezuelanos conhecerão inteligência artificial a partir deste ano
Foto: Nicolás Maduro durante anúncio.

Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela terá sua própria inteligência artificial, que será ensinada em escolas a partir deste ano.

Nicolás Maduro, durante visita a uma escola em 15 de setembro de 2025, anunciou que a Venezuela terá sua própria inteligência artificial (IA). O líder chavista afirmou que o tema será ensinado em salas de aula a partir deste ano, destacando que “a Venezuela em breve terá sua própria inteligência artificial, soberana, nacional, venezuelana, articulada pelo mundo, mas alimentada por nós”.

Iniciativas no setor educacional

Maduro mencionou que, no ano passado, foram solicitadas medidas para que o país pudesse gerir a IA ao “máximo nível”, com parcerias com aliados estratégicos como Rússia e China. O objetivo é que a tecnologia se estenda aos cursos universitários, abrangendo campos como medicina, engenharia, design e ciências políticas.

Memorando com a China

Em julho, a ditadura venezuelana já havia assinado um memorando de entendimento com a empresa chinesa iFlytek, visando o desenvolvimento de tecnologias de IA. Segundo Maduro, essa ação representa a entrada do país “em grande estilo” nesse novo campo.

Contexto de crise

A declaração de Maduro ocorreu em meio a momentos críticos para o regime, coincidentemente no mesmo dia em que os Estados Unidos realizaram um ataque contra uma embarcação que partiu da Venezuela, supostamente transportando drogas. O ataque resultou em mortes e provocou reações da ditadura, que questionou a veracidade das informações divulgadas. Essa ofensiva é a segunda em menos de duas semanas, refletindo a tensão entre os dois países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *