Urgência do projeto de anistia é pautada por Hugo Motta

Votação pode ocorrer ainda nesta terça-feira (16)
Hugo Motta sinaliza que pautará urgência para projeto de anistia nesta terça-feira (16).
Urgência do projeto de anistia
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalizou a líderes partidários durante reunião nesta segunda-feira (15) que pautará o pedido de urgência para o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro. A votação pode ocorrer ainda nesta terça-feira (16).
Contexto da proposta
A iniciativa abre caminho para que o mérito da proposta, que concede perdão penal a manifestantes presos ou condenados, passe a ser apreciado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões permanentes da Casa. A decisão de Motta se dá em meio à pressão de diferentes frentes. A oposição tem cobrado celeridade para a tramitação da anistia, enquanto parte da base governista já manifestava preocupação com o avanço do tema em ano pré-eleitoral.
Reações do governo
O governo federal tem dito ao alto escalão que prepara uma reação à sinalização de Hugo Motta. Minutos após a reunião com líderes, integrantes da base aliada iniciaram articulações para barrar o requerimento de urgência. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo é contra qualquer proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, considerando-a “imoral” e “inconstitucional”.
Apoio e oposição
A anistia tem sido defendida por parlamentares da direita, de partidos do Centrão e por lideranças religiosas, jurídicas e civis que alegam condenações sem crimes. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), chegou a acenar com uma “anistia light”, que excluiria Jair Bolsonaro da medida, mas a tese foi rechaçada publicamente. O STF já condenou dezenas de réus por tentativa de golpe e outros crimes relacionados.
Notícia feita com informações do portal: www.conexaopolitica.com.br