Temer analisa impacto de atrito com Trump na imagem de Lula

Ex-presidente comenta sobre as relações entre Brasil e EUA
Michel Temer comentou que as críticas de Trump ao Judiciário fortaleceram Lula.
Nesta segunda-feira (15), em uma entrevista ao programa Roda Viva, o ex-presidente Michel Temer (MDB) comentou que as críticas do governo dos Estados Unidos ao Judiciário brasileiro e as sanções econômicas impostas por Donald Trump fortaleceram a posição política de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Temer, a ofensiva diplomática dos EUA possibilitou a Lula reforçar seu discurso de soberania nacional, o que pode influenciar sua imagem eleitoral.
“Esse gesto dos EUA recuperou a figura do Lula. Invocou-se a soberania nacional, aquele discurso de que ‘aqui ninguém põe o pé’. Levantou a história eleitoral do Lula”, afirmou Temer. Apesar de reconhecer o ganho político para Lula, ele criticou a postura do atual governo, sugerindo que uma abordagem mais direta com Trump seria o caminho a seguir.
Tensão nas relações Brasil-EUA
A tensão entre o Brasil e os Estados Unidos aumentou após a entrada em vigor de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, decretadas por Trump em 6 de agosto. Desde então, Lula não teve contato direto com o presidente norte-americano. Em 5 de setembro, Lula declarou que tinha a “intuição” de que Trump não estava interessado em diálogo e, portanto, não tomaria a iniciativa de contato. Trump, por sua vez, já afirmou que Lula poderia ligar quando quisesse, mas até o momento não houve qualquer sinal de Brasília.
Críticas ao artigo de Lula no New York Times
Temer também criticou um artigo assinado por Lula e publicado no The New York Times, onde o presidente fez duras críticas ao governo Trump. “Lamento dizer, mas esta carta foi provocativa. Foi uma carta para o povo brasileiro. Na carta, é dito que Trump é desonesto, que é falso”, comentou Temer. Essa situação revela o delicado equilíbrio nas relações internacionais e a necessidade de um diálogo mais construtivo entre os países.
A análise de Temer traz à tona as complexidades das relações políticas e a importância da diplomacia em momentos de crise.
Notícia feita com informações do portal: www.conexaopolitica.com.br