Importância da Carteira de Identidade Nacional no Paraná

Importância da Carteira de Identidade Nacional no Paraná

PCPR destaca papel fundamental do novo documento na cidadania

Importância da Carteira de Identidade Nacional no Paraná
Foto: PCPR

PCPR reforça a importância da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Dia Nacional da Identificação Civil.

Na terça-feira (16), Dia Nacional da Identificação Civil, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) reforçou a importância da Carteira de Identidade Nacional (CIN) como meio para o exercício da cidadania. O documento, emitido pelo Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), concentra informações unificadas que permitem ao cidadão utilizar serviços públicos e privados.

Acesso à cidadania

A identificação civil é a principal forma de reconhecimento oficial do indivíduo pelo Estado. Sem ela, não é possível realizar ações essenciais como se matricular em instituições de ensino, abrir contas bancárias, receber benefícios previdenciários e sociais, participar de concursos ou mesmo acessar serviços de saúde. O delegado-chefe do IIPR, Marcus Michelotto, destaca que a CIN é cada vez mais utilizada como chave de acesso a políticas públicas.

Validade e renovação do documento

O documento conta com prazo de validade que varia conforme a faixa etária: 0 a 12 anos: validade de 5 anos; 12 a 60 anos: validade de 10 anos; e acima de 60 anos: validade indeterminada. A primeira via é gratuita e a renovação pode ser feita online, possibilitando a atualização de informações pessoais. Mais de 2 milhões de documentos já foram emitidos nesse novo formato.

Iniciativas da PCPR

A PCPR investe em iniciativas para facilitar o acesso ao documento, como o programa PCPR na Comunidade, que já confeccionou mais de 78 mil documentos em 157 municípios. Além disso, o atendimento volante permite que pessoas acamadas renovem suas carteiras sem precisar se deslocar até um posto do IIPR.
O Dia Nacional da Identificação Civil foi instituído pela Lei 14.974, de 2024, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da identificação legal para o exercício pleno da cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *