Comissão Europeia propõe aumento de impostos sobre produtos israelenses

Medidas visam melhorar a situação humanitária em Gaza

A Comissão Europeia propôs aumentar impostos sobre produtos israelenses e sanções contra ministros de Israel, visando a melhoria humanitária em Gaza.
Comissão Europeia propõe aumento de impostos sobre produtos de Israel
A Comissão Europeia, órgão Executivo da União Europeia (UE), propôs nesta quarta-feira (17) aumentar os impostos sobre certas importações de Israel e impor sanções contra dois ministros de extrema direita do governo de coalizão de Benjamin Netanyahu. O objetivo, segundo Kaja Kallas, chefe da diplomacia da UE, é melhorar a situação humanitária em Gaza. As medidas podem encarecer importações israelenses em 227 milhões de euros (US$ 269 milhões, R$ 1,425 bilhão), principalmente de origem agrícola.
Propostas de sanções contra ministros israelenses
Além do aumento de impostos, a Comissão Europeia propôs sanções contra Itamar Ben-Gvir, titular da pasta de Segurança Nacional, e Bezalel Smotrich, ministro das Finanças. Essa não é a primeira tentativa, já que em agosto de 2024 houve uma proposta semelhante que não avançou devido à falta de acordo entre os 27 Estados-membros. Para a aprovação das sanções comerciais, é necessária apenas a maioria qualificada, mas a obtenção de um consenso ainda pode ser desafiadora.
Reações de Israel
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, alertou que qualquer ação contra Israel resultará em uma resposta adequada, expressando preocupação quanto às consequências dessas medidas. As exportações israelenses para a UE, seu principal parceiro comercial, totalizaram 15,9 bilhões de euros no ano passado, sendo que 37% das importações poderiam ser afetadas pelas sanções, caso sejam aprovadas. As declarações de Saar refletem a tensão entre as ações da Comissão Europeia e as relações comerciais com Israel.
Notícia feita com informações do portal: jovempan.com.br