Reunião do Copom nesta terça-feira

Reunião do Copom nesta terça-feira

Expectativa de manutenção da Selic em 15% ao ano

Reunião do Copom nesta terça-feira
Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O Copom se reúne nesta terça-feira (16/9) para discutir a taxa de juros, atualmente em 15% ao ano. Mercado espera manutenção da Selic.

O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nesta terça-feira (16/9) para discutir o patamar da taxa de juros do Brasil, que atualmente está em 15% ao ano. O mercado financeiro aguarda a manutenção da Selic em 15% até, pelo menos, o final deste ano. O anúncio da decisão do colegiado será feito nesta quarta-feira (17/9).

Contexto da taxa Selic

Na última reunião do Copom, em julho, houve estabilização da alta na taxa Selic após um ciclo de aperto monetário que durou sete reuniões consecutivas. A taxa Selic é o principal instrumento utilizado para o controle da inflação no país. Ao aumentar os juros, espera-se que o consumo e os investimentos diminuam, tornando o crédito mais caro e desaquecer a atividade econômica.

Expectativas do mercado

Projeções mais recentes indicam que o mercado não acredita em uma redução da taxa de juros para menos de dois dígitos durante o governo Lula (PT) e sob a presidência de Gabriel Galípolo no Banco Central. A próxima reunião do Copom está agendada para os dias 4 e 5 de novembro, e as sinalizações do Banco Central são aguardadas com atenção. O Copom ressaltou que o cenário atual exige cautela na política monetária.

Análise das condições econômicas

Os fatores que justificam a manutenção da taxa, segundo o Copom, incluem a desaceleração da atividade econômica e o processo gradual de reancoragem das expectativas de inflação. A estimativa é que o ciclo de cortes nos juros comece em janeiro de 2026, conforme projeções de analistas financeiros. O C6 Bank, por exemplo, sugere que o corte pode ocorrer apenas em março de 2026, encerrando o ano em 13%.

Conclusão

A unanimidade entre os economistas é de que o Copom deverá manter a taxa de juros em 15%. Contudo, todos estão atentos às sinalizações no comunicado que pode acompanhar a decisão.

Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *