Retaliação americana após condenação de Bolsonaro

Retaliação americana após condenação de Bolsonaro

EUA anunciam medidas contra o Brasil após decisões do STF

Retaliação americana após condenação de Bolsonaro
Foto: Sem crédito

Após a condenação de Jair Bolsonaro, os EUA prometem retaliações e citam deterioração do Estado de Direito no Brasil.

Na quinta-feira, 11 de outubro, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou uma resposta do país à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão pelo STF, em um contexto de alegações de deterioração do Estado de Direito no Brasil. A declaração foi feita em uma entrevista à Fox News, onde Rubio criticou ações judiciais que, segundo ele, visam cidadãos americanos e empresas.

Medidas previstas pelos EUA

Rubio mencionou que a resposta americana incluirá a possibilidade de novas cassações de vistos e a inclusão de pessoas na lista de sanções da Lei Magnitsky. O secretário indicou que a próxima semana trará anúncios sobre as medidas a serem tomadas, destacando a crescente opressão judicial no Brasil.

Reação de Donald Trump

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, expressou seu desagrado pela condenação de Bolsonaro, qualificando o julgamento como “terrível” e “ruim” para o Brasil. Trump ressaltou sua visão positiva sobre Bolsonaro, afirmando que o ex-presidente era um homem bom, o que contrasta com a percepção da atual administração americana sobre o estado da democracia no Brasil.

Contexto da condenação

A condenação de Bolsonaro, que foi vista como parte de uma “caça às bruxas” por seus apoiadores, gerou preocupações sobre a liberdade política e o uso do sistema judiciário para fins políticos no Brasil. Rubio e Trump, ambos destacando a necessidade de uma resposta americana, enfatizam a importância da vigilância sobre a integridade do Estado de Direito, tanto no Brasil quanto globalmente.

Notícia feita com informações do portal: www.bandab.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *