Onde as baratas se escondem na cozinha e como evitar

Onde as baratas se escondem na cozinha e como evitar

Descubra os locais preferidos desses insetos e dicas de prevenção

Onde as baratas se escondem na cozinha e como evitar
Foto: Reprodução

As baratas se escondem em locais estratégicos da cozinha. Conheça os principais e como evitar a infestação.

As baratas habitam o planeta há mais de 300 milhões de anos, prova de sua notável capacidade de adaptação. No Brasil, as espécies que mais aparecem nas residências são a barata-de-esgoto (Periplaneta americana) e a barata-alemã (Blattella germanica).

A barata-de-esgoto é maior, de tom marrom-avermelhado. Gosta de lugares úmidos e quentes, como galerias, ralos e caixas de inspeção. Costuma invadir cozinhas à noite em busca de alimento. A barata-alemã é menor, mede pouco mais de 1 centímetro e tem duas listras escuras no dorso. Segundo o Department of Entomology da University of Kentucky, essa espécie vive em frestas e atrás de eletrodomésticos. Reproduz-se rápido: uma única fêmea pode gerar milhares de descendentes em menos de um ano. É a mais comum dentro de cozinhas e banheiros.

Locais Ideais para as Baratas

Todas as baratas são onívoras. Comem restos de comida, papel, gordura e até cola, de acordo com o Instituto Butantan. Podem ficar vários dias sem se alimentar, o que dificulta o controle. Por que a cozinha é o ambiente ideal? Calor, umidade e alimento são a combinação perfeita para as baratas. O Manual de Controle de Pragas de Campinas explica que a cozinha oferece todos esses fatores. Frestas, cantos escuros e eletrodomésticos aquecidos garantem abrigo e reprodução.

Com base nas recomendações do Manual de Controle de Pragas de Campinas e do Department of Entomology da University of Kentucky, confira onde as baratas mais se escondem:

  • Parte traseira e motor da geladeira – o calor do compressor é ideal para elas.
  • Embaixo do fogão e do forno – gordura acumulada e calor constante atraem o inseto.
  • Atrás de armários e gabinetes – frestas e espaços entre móveis e paredes servem de abrigo.
  • Dentro de rachaduras e azulejos soltos – locais discretos e úmidos.
  • Ralos – conexões com a rede de esgoto facilitam a passagem.
  • Prateleiras e despensas mal vedadas – migalhas e embalagens abertas viram alimento.
  • Borracha de vedação da geladeira e do freezer – umidade retida favorece a infestação.
  • Eletrodomésticos que produzem calor, como micro-ondas e torradeiras.
  • Conduítes elétricos e interruptores e espelhos de tomadas quebrados – facilita as rotas de acesso entre cômodos e apartamentos.
  • Espaços atrás de pias e balcões – umidade constante e pouca luz.

Dicas de Prevenção

A prevenção é o caminho mais eficaz. O Manual de Controle de Pragas de Campinas orienta:

  • Feche bem o lixo e retire os resíduos todos os dias.
  • Guarde alimentos em potes bem fechados.
  • Limpe fogão, forno e a parte de trás da geladeira com frequência.
  • Vede frestas em paredes, azulejos e armários com silicone.
  • Lave e seque ralos e caixas de inspeção regularmente.

Notícia feita com informações do portal: www.bandab.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *