Lula destaca a luta contra o preconceito em evento de igualdade racial

Presidente participou da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Em Brasília, Lula afirmou que o preconceito é uma doença que ainda persiste na sociedade brasileira.
Em Brasília, 15 de setembro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o preconceito é uma doença que ainda persiste na sociedade brasileira; sua declaração ocorreu na abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). Durante o evento, Lula enfatizou a importância de construir políticas públicas para garantir igualdade de condições e mencionou programas como o Prouni e o Fies.
A luta contra o preconceito
O presidente enfatizou que “o preconceito é uma doença” e que ainda há muito a ser feito para erradicá-lo. Ele alertou que apenas legislar não é suficiente para mudar mentalidades, afirmando que “o preconceito está na massa encefálica de muita gente que não quer aprender”. Lula também destacou que todos devem ser tratados com dignidade, independentemente da cor.
O papel do governo e das políticas públicas
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, também participou do evento e reforçou a importância de escutar as comunidades. Ela detalhou o trabalho nas Casas da Igualdade Racial, que oferecem apoio psicológico e buscam justiça para as vítimas de racismo. Anielle afirmou: “Ainda tem muito a avançar, mas hoje marca a retomada das políticas públicas”.
Conclusão
O evento, que contou com a presença de outros membros do governo, teve como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. A conferência se propõe a fortalecer a luta histórica do povo negro no Brasil e promover a igualdade racial.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com