EUA atacam barco de drogas da Venezuela

EUA atacam barco de drogas da Venezuela

Ação militar ocorreu nesta segunda-feira, 15 de setembro

EUA atacam barco de drogas da Venezuela
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, 15, os EUA realizaram um ataque contra uma embarcação que partiu da Venezuela, afirmando que transportava drogas.

Nesta segunda-feira, 15 de setembro, os Estados Unidos realizaram um ataque contra uma embarcação que partiu da Venezuela. Segundo o presidente Donald Trump, o barco transportava drogas e era operado por “narcotraficantes confirmados”. O ataque resultou na morte de pelo menos três pessoas.

Trump divulgou um vídeo da operação militar, que gerou reações do regime de Nicolás Maduro, que questionou a autenticidade das imagens. Esta ação é a segunda ofensiva do tipo em menos de duas semanas, sendo que no dia 3 de setembro os EUA interceptaram outra embarcação no Caribe, resultando na morte de 11 traficantes, conforme as autoridades norte-americanas.

Reação do governo venezuelano

O regime venezuelano inicialmente sugeriu que o vídeo publicado por Trump poderia ser falso, gerado por inteligência artificial. Posteriormente, a posição mudou, e Maduro negou que os tripulantes estivessem envolvidos no narcotráfico ou na facção Tren de Aragua. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, defendeu a ofensiva, afirmando que a Casa Branca tem “100% de certeza” de que o barco estava indo para os EUA.

Movimentações militares na região

Na sexta-feira, 12, Maduro convocou civis e militares para treinamentos com armas, apresentando a movimentação como uma resposta às operações dos EUA. Washington, por sua vez, enviou recentemente oito navios de guerra e caças F-35 para a região do Caribe, em uma ação oficialmente ligada ao combate ao narcotráfico. Duas semanas antes, Maduro havia acusado os EUA de interferências políticas na América Latina sob o disfarce de operações antidrogas, alertando que embarcações norte-americanas se deslocavam em direção à costa venezuelana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *