Hamas tenta retirar familiares de Gaza enquanto usa civis como escudos

Situação crítica na região levanta preocupações sobre segurança dos moradores

Líderes do Hamas tentam evacuar suas famílias da Faixa de Gaza, mas pedem que os moradores permaneçam na região.
Integrantes do grupo terrorista Hamas têm tentado fugir da Faixa de Gaza ao mesmo tempo em que conclamam os moradores a permanecerem e servirem de escudos humanos, afirmou a Coordenadoria das Atividades Governamentais de Israel nos Territórios (Cogat) neste domingo, 14. Dirigentes da organização apresentaram pedidos para que seus familiares deixassem a região.
“Enquanto o Hamas pede aos moradores da Cidade de Gaza que não se desloquem para o sul, seus integrantes temem por suas próprias vidas e procuram deixar a Faixa de Gaza”, escreveu a Cogat no X. “Eles estão usando os moradores do norte de Gaza como escudos humanos, enquanto cuidam apenas de seus próprios interesses.” Duas semanas atrás, um membro do Conselho Municipal de Gaza, Anwar Atallah, fugiu da Faixa de Gaza junto com sua família por meio do mecanismo operado por Israel que permite a saída de gazenses via Jordânia para um terceiro país.
Pedidos de evacuação
“Muitos outros altos funcionários apresentaram pedidos para que suas famílias deixassem a Faixa, e alguns até solicitaram sair eles mesmos, mas seus pedidos foram negados por Israel”, prossegue a nota do Cogat. Entre eles estão Muhammad Madhoun, ministro do governo do Hamas, junto com seus familiares; a família de Isma’il al-Ashqar, chefe do Comitê de Relações Exteriores e Segurança do Hamas; e a família de Alaa a-Din Bata, chefe de um comitê governamental do Hamas.
Situação dos civis
O chefe da unidade, general Ghassan Alian, compartilhou um chamado de evacuação publicado no X, onde pede que os moradores de Gaza nas áreas do Porto de Gaza e no bairro de Al-Rimal evacuem a área. O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI) observou que estavam prestes a atacar um prédio por conter infraestrutura do Hamas. Até então, cerca de 300 mil moradores haviam deixado a região, enquanto as FDI intensificam ataques contra ativos do Hamas na Cidade de Gaza e se preparam para avançar com forças terrestres.
Hipocrisia da organização
“As tentativas hipócritas de altos funcionários da Cidade de Gaza e da organização terrorista Hamas de retirar seus familiares para um terceiro país por meio do mecanismo israelense de evacuação de residentes de Gaza”, escreveu Alian. “Enquanto a organização terrorista Hamas pede a vocês, moradores da Cidade de Gaza, que não se desloquem para o sul, seus membros temem por suas próprias vidas e buscam deixar a Faixa de Gaza.”