Exposição conta a história da Alep

Parte dos 171 anos de história da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) está sendo contada no Espaço Cultural da casa de leis que reúne documentos e peças do Arquivo Público do Paraná que revela momentos importes do parlamento desde 1853.
A exposição “Memórias do Legislativo: 171 anos de História da Casa de Leis do Paraná” é a preservação de aspectos políticos da Alep: “fico feliz em ser a proponente desta exposição na Assembleia. O Arquivo Público guarda a nossa história e precisamos fazer com que as pessoas a conheçam. Temos uma história muito bonita e espero que as pessoas venham visitá-la”, declarou a deputada Marli Paulino (SD).
De acordo com o presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), a exposição permite reviver a trajetória da instituição. “Hoje a Assembleia vive o melhor momento da sua história, mas é importante que saibamos todo o caminho percorrido. Aprovamos leis relevantes e fomos — e continuamos sendo — protagonistas do desenvolvimento do nosso Estado”. O primeiro-secretário, Gugu Bueno (PSD), também participou do evento.
Entre os destaques estão a cópia da Lei Imperial nº 704, que oficializou a criação da Província do Paraná, a Lei nº 33, que instituiu o Arquivo Público, além de anais legislativos do final do século XIX, atas de eleições do século XX e registros sobre a atuação de Rosy de Macedo, primeira deputada estadual e pioneira na participação feminina na política.
Fabiana Bergman, diretora do Arquivo Público do Paraná, destacou a importância da preservação. “Não há como pensarmos em um futuro melhor sem resgatar o passado. São documentos que, muitas vezes, as pessoas não imaginam que estão aqui. Também enfrentamos dificuldades para mantê-los, exigindo um trabalho sério de gestão documental, conservação e catalogação, a fim de garantir que a nossa história continue sendo contada”.
A exposição também apresenta itens simbólicos, como a máscara mortuária de Zacarias de Góes e Vasconcellos, primeiro presidente da Província e fundador da Assembleia Provincial. A peça foi produzida com tecnologia da NAPI, em parceria com a SETI e o Arquivo Público.
O secretário de Administração e Previdência do Paraná, Luizão Goulart, também participou do evento. “É necessário resgatar a história do nosso Estado, de suas figuras políticas e de fatos importantes. Esta exposição é uma pequena amostra do que temos no Arquivo Público, que boa parte da população desconhece”, afirmou. Ao final da abertura, menções honrosas foram entregues ao secretário Luizão e à diretora Fabiana.
A exposição segue até a próxima sexta-feira (19).
Serviço:
Exposição “Memórias do Legislativo: 171 anos de História da Casa de Leis do Paraná”
Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná
Horário: 9h às 18h
Iniciativa: deputada Marli Paulino (SD), com acervo do Arquivo Público do Paraná
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Coritiba e Goiás empatam em campo e na pancadaria
Terceirona foi de resultados elásticos no domingo
Londrina domina, mas não fura retranca do Floresta
Cuiabá arranca um empate com o Operário
Azuriz vence o Patriotas e lidera o Grupo B
Foz e Rio Branco fazem um jogo chato de assistir pela Taça FPF
Dor de corno é motivo de garrafada em Curitiba
Fim do relacionamento termina com uma facada no coração
Horóscopo de 15 de setembro de 2025
Óbitos de Curitiba em 14 de setembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Enio Verri coloca o nome para a corrida eleitoral de 2026
Executiva do União Brasil fica a “la Sergio Moro”
Alep discute mudanças no ICMS e merenda escolar
Governo vai investir R$ 150 milhões em pavimentação no litoral
Lotes 4 e 5 do pedágio serão leiloados em outubro
Paraná pode ter candidato ao governo com PHD em 2026
Alep debate papel dos grupos de apoio no combate a dependência química
Fonte:Blog do Tupan