Trump solicita demissão de diretora do Fed

Pedido ocorreu em tribunal de apelações dos EUA

O governo Trump renovou pedido para demitir a diretora do Fed, Lisa Cook, em tribunal de apelações.
Neste domingo, 14, o governo Donald Trump renovou um pedido de emergência para que um tribunal de apelações dos Estados Unidos permita a demissão de Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed). A solicitação ocorre a poucos dias da decisão de política monetária do Fed, marcada para a próxima quarta-feira.
Argumentos da defesa
Os advogados de Cook já haviam apresentado um documento ao tribunal no sábado, 13, solicitando que a tentativa de Trump fosse recusada. Eles argumentam que a administração não demonstrou causas suficientes para a demissão da diretora e que isso poderia trazer riscos para a economia e o país.
Pressão sobre o Fed
Além disso, Trump mencionou que a fabricação de produtos como chips e semicondutores nos EUA poderia ser aprimorada com ajuda externa, ressaltando a importância da diretoria do banco central. A ofensiva contra Cook, que se baseia em acusações de fraude hipotecária, reacendeu a discussão sobre a independência do Fed, frequentemente pressionado para cortar juros, conforme as necessidades políticas do governo.
Notícia feita com informações do portal: www.infomoney.com.br