EUA reduz tarifa sobre celulose e ferro-níquel

EUA reduz tarifa sobre celulose e ferro-níquel

MDIC anuncia isenção de 10% em exportações brasileiras

EUA reduz tarifa sobre celulose e ferro-níquel
Foto: Infomoney

O MDIC informou que os EUA retiraram a alíquota de 10% sobre exportações de celulose e ferro-níquel do Brasil.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) informou nesta quinta-feira que um decreto emitido pelo governo dos Estados Unidos na semana passada retirou a alíquota de 10% sobre a maior parte das exportações brasileiras de celulose e de ferro-níquel ao país.

Segundo a nota do MDIC, esses produtos agora ficam livres de qualquer tarifa adicional dos EUA, seja a alíquota de 10% imposta universalmente pelo governo do presidente Donald Trump ou a sobretaxa de 40% colocada sobre produtos brasileiros no mês passado.

Impacto da decisão

A isenção de tarifas pode beneficiar significativamente os exportadores brasileiros, permitindo uma competitividade maior no mercado americano. Produtos como celulose e ferro-níquel são essenciais para várias indústrias, e a redução de custos pode resultar em aumento das exportações e fortalecimento das relações comerciais.

Contexto político

A sobretaxa foi imposta por Trump, entre outros pontos, pelo que ele vê como “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado mais cedo pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. A decisão dos EUA pode ser interpretada como uma tentativa de reverter tensões comerciais e buscar um diálogo mais produtivo com o Brasil.

Notícia feita com informações do portal: www.infomoney.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *