Caiado Lidera Movimento por Anistia a Bolsonaro e Aumenta Tensão com o PT, que Ameaça Recorrer ao STF

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tem intensificado seus esforços para garantir uma anistia a Jair Bolsonaro (PL) e outros envolvidos nos eventos de 8 de janeiro. A articulação de Caiado colocou pressão sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que se mostrava inicialmente hesitante em levar o tema ao plenário, mas agora reconhece a crescente pressão para a votação.
Em 7 de agosto, Caiado reuniu governadores, consolidando a defesa de uma anistia ampla. O encontro também marcou o distanciamento formal do União Brasil do governo Lula, com ordens para que seus filiados entregassem cargos no governo federal. Essa ação incentivou o PP e o Republicanos a aderirem ao movimento, solidificando o bloco favorável à anistia.
A assessoria de Motta confirmou que não há data, texto ou relator definidos para a matéria, mas reconheceu a crescente pressão em torno da pauta. Internamente, a avaliação é que a articulação promovida por Caiado alterou o equilíbrio político no Congresso, tornando a discussão praticamente inevitável.
A reação do PT foi imediata e contundente. O líder da bancada na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), classificou a movimentação como um “golpe sendo arquitetado no parlamento” e um desrespeito à Constituição, especialmente no contexto do julgamento de Bolsonaro.
Lindbergh Farias ainda declarou: “Já tem decisão do STF dizendo que crime contra o Estado democrático de direito não é passível de anistia”. A frente de esquerda planeja recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta à costura de Caiado e de partidos do centrão, marcando um confronto direto na arena jurídica.
Fonte: http://www.conexaopolitica.com.br