Tragédia em Londrina: Explosão em Edifício Deixa Mulheres em Estado Grave

Uma explosão em um edifício na zona sul de Londrina, no Paraná, na manhã deste sábado (30), resultou em ferimentos graves em quatro mulheres. Três delas permanecem internadas em estado grave no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL), respirando com o auxílio de ventilação mecânica e sob cuidados intensivos. Uma quarta vítima, em estado semicrítico, respira em ar ambiente.
O HU-UEL divulgou um comunicado enfatizando o compromisso com o atendimento às vítimas e seus familiares. “O HU-UEL ressalta que todos os protocolos assistenciais foram seguidos e que as medidas necessárias estão sendo adotadas para oferecer atendimento qualificado, seguro e humanizado às pacientes e seus familiares”, informou o hospital.
A explosão, segundo os socorristas, ocorreu durante a manutenção de uma piscina coberta no prédio. As vítimas utilizavam uma lixadeira para polir o chão quando o incidente aconteceu. A suspeita é de que vapores de thinner, um solvente inflamável presente no local, tenham sido a causa da explosão, possivelmente desencadeada por um curto-circuito ou faíscas da lixadeira.
“Como o local era coberto então não houve o fluxo desse gás saindo do ambiente acabando acumulando em todo o local […] no momento que eles foram utilizar a lixadeira para fazer a manutenção do chão da piscina pelo curto ou pelo atrito causado pela lixadeira pode ter deflagrado essa explosão pelo gás”, explicou o Tenente Adriano Amaral do Corpo de Bombeiros. As quatro trabalhadoras sofreram queimaduras em extensas áreas do corpo, com uma das vítimas apresentando 90% da superfície corporal queimada.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) já iniciou as investigações para determinar as causas exatas da explosão. A área foi isolada para facilitar o trabalho da perícia. A construtora responsável pelas manutenções no prédio emitiu uma nota, informando que o acidente ocorreu durante um serviço de limpeza realizado por uma empresa terceirizada. A empresa declarou que está prestando apoio às vítimas e trabalhando para apurar as causas do ocorrido.
Fonte: http://ric.com.br